DEU NO BLOG POR ESCRITO (DO JORNALISTA LUIS AUGUSTO GOMES)
OPINIÃO
A grana que (ainda) vai pela Copa e irá pelos Jogos
Temos agora a notícia que surpreende: Hamburgo, na Alemanha, abriu mão, por votação popular ratificada pelo prefeito, de concorrer a sede dos Jogos Olímpicos de 2024.
Trata-se, como informa o Goethe Institut, do segundo maior porto europeu, terceiro maior polo mundial da indústria aeronáutica e maior entroncamento ferroviário do norte da Europa.
Contrariamente, sem que fosse preciso eleição nenhuma, o povo brasileiro torceu – e vibrou com as vitórias – para que o país viesse a receber tanto a Copa do Mundo do ano passado quanto os Jogos de 2016.
Representando os fortes interesses políticos e econômicos contidos nos dois megaeventos, a mídia, igualmente beneficiária da gorda divisão, estimulou amplamente o movimento, desconsiderando a realidade do país.
Foi um período em que a “autoestima” nacional suplantou na marra o subdesenvolvimento crônico, permitindo o repasse, a empreendimentos praticamente inúteis e outros desvãos, dos recursos cuja falta tem hoje peso preponderante no desastre fiscal.
À nação seria benéfico fazer o balanço, quando nada para orientar a gestão futura, de todo o investimento realizado, da concretização das obras e serviços de natureza social e, enfim, a extensão do comprometimento do dinheiro público, para não dizer o cerne do roubo. “Mas, oh… tristeza…” – a esperança é pouca.
As colaborações premiadas na Operação Lava-Jato desnudam, para quem ainda teimava em não enxergar, parte dos motivos que fizeram do Brasil sede da Copa da Fifa (A Máfia) de 2014 e das Olimpíadas de 2016. Verdade que o jornalista britânico Andrew Jennings já havia escrito um livro contando as falcatruas e negociatas do grupo dirigente da Fifa. Foi Jennings que orientou o FBI no caminho para pegar os bandidos, alguns já nas malhas da Justiça americana.
Para realizar a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016, calcula-se que mais de 180 mil moradores já foram despejados, arrancados, de suas casas. Grande parte de modo ilegal e de madrugada.
Quanto ao trombeteado “legado da Copa”, vale a pena acessar o link seguinte.
http://www.correiocidadania.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=10902:manchete290615&catid=63:brasil-nas-ruas&Itemid=200
E quem quiser mais um pouquinho de informação sobre as quadrilhas:
http://apublica.org/2014/05/eles-estao-roubando-voces/