DA AGÊNCIA SENADO

O senador João Capiberibe (PSB-AP) elogiou a decisão do Congresso Nacional de manter a obrigatoriedade de impressão do voto nas eleições brasileiras, relatando um fato que, a seu ver, revela a importância dessa medida.

Ele se referiu ao episódio contado por Vitor Hugo Soares no artigo em homenagem à jornalista Sandra Moreyra, divulgado no dia 14 pelo jornal Tribuna da Bahia, de Salvador, Blog do Noblat e pelo site blog Bahia em Pauta. Vitor Hugo conta que durante a apuração das eleições para o governo do Rio de Janeiro em 1982 recebeu um telefone de alguém que estava com Sandra Moreira alertando-o que Leonel Brizola poderia perder a eleição por fraude na apuração. Brizola falou à imprensa internacional; a fraude foi evitada e ele se sagrou governador do Rio.

Para João Capiberibe, isso é um exemplo de que a votação eletrônica pode ser fraudada, já que os hackers invadem até mesmo os computadores do Pentágono e da Presidência da República. Com a impressão do voto, fraudes eleitorais podem ser evitadas, comentou.

— A urna eletrônica, tal qual conhecemos no Brasil, é um voto que chamamos voto a cegas. Votamos, digitamos o número ali, mas não temos certeza para quem vai ser contabilizado esse número. Portanto, acho que a gente corrige uma importante distorção no voto eletrônico. Agora, teremos o voto eletrônico. Continua exatamente igual. E com uma maquininha acoplada à máquina que já conhecemos; ali vai sair o voto impresso. Caso haja necessidade de auditoria na eleição, através do impresso, isso pode ser comprovado.

Homenagens

João Capiberibe também lamentou a morte de duas mulheres que, segundo ele, se doaram pela causa da democracia brasileira: Iná Meirelles, que era presidente da comissão de verdade de Niterói; e Zilda Xavier Pereira. Ambas lutaram contra a ditadura, foram presas e torturadas. “Faço esse registro para que as gerações do presente entendam o quanto custou a democracia e o quanto a democracia tem feito de bom e de bem para este país”, afirmou.

DO e mudança na meta fiscal estã

Be Sociable, Share!

Comentários

Mariana Soares on 24 novembro, 2015 at 9:43 #

Parabéns, meu irmão!
Que alegria ver você chegar numa casa parlamentar, onde a maioria das notícias que saem de lá nos envergonha e enoja, pela porta da frente, servindo de exemplo para que se traga mais transparência e lisura para o nosso voto, única arma que temos capaz de derrubar esta nojeira que está aí!!!
Viva a você!!!
Nossa mãe, que aniversaria neste dia, deve está exultante lá no céu!!!
Tim Tim!!!


luiz alfredo motta fontana on 24 novembro, 2015 at 11:28 #

Grande VHS

Só a ausência de vaidade juvenil, explica e justifica o hiato temporal, entre o fato e a publicidade deste. Repito o que já asseverei, teu artigo só revelou tua arte de vida pelo condão da homenagem à jornalista Sandra.

Brizola sorri, confortado. Sandra agradece.


Taciano Lemos de Carvalho on 24 novembro, 2015 at 12:39 #

Capiberibe, um dos raríssimos parlamentares sérios do Brasil.


Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos

  • novembro 2015
    S T Q Q S S D
    « out   dez »
     1
    2345678
    9101112131415
    16171819202122
    23242526272829
    30