CRÔNICA
O palco

Gilson Nogueira

“ Sou a paciência do fruto.” A autora da pérola é Bruna Lombardi. Entre outros livros, ela escreveu No Ritmo dessa Festa, coleção de poesias destinadas ao livre pensar e a encher olhos e corações de quem a lê. Conservo o livrinho da bela Bruna em minha estante tripla, junto a fotos, carrinhos de ferro, adquiridos na terra do automóvel, discos e outros pedaços de ontem e de hoje, a exemplo de um imã de geladeira, em preto e branco, com o rosto do saudoso Batatinha segurando a caixa de fósforos, uma de suas marcas registradas, e sorrindo diplomacia, como se fosse naqueles encontros no Centro de Salvador ou no velho Porto da Barra, só pra mim, cervejando finais de semana e comendo dobradinha com as mãos na panela.

No quartinho do computador, plataforma de minhas ideias, onde também estão pendurados amuletos e flechas de índios americanos, digito ( que pena, não mais escrevo, nem datilografo!), sem compromisso, minhas modestas crônicas para o Bahia em Pauta e o Notícia Capital, sites editados, respectivamente, pelos jornalistas baianos Vítor Hugo Soares e Jolivaldo Freitas, mestres no saber que a imprensa não tem a obrigação de ser boa e sim a de ser livre.

Neste meu cantinho de casa, trincheira para observar os absurdos dos dias que correm e tentar falar com Deus, no silêncio da fé, sinto-me, agora, como soteropolitano, vítima, também, do crime cometido contra o Canteiro Central da Avenida Paralela, mais um absurdo da capital do berimbau, visando a passagem de um metrô burro, com o perfil de quem não entende nada de urbanismo, de cidade como extensão de mim.

E nessa selva de brutalidades, após devorar uma manga rosa vinda de Serrinha, convido os passarinhos a invadir minha alma, comer os alpistes da esperança, e saírem, por aí, espalhando paz. Afinal, como escrevi, semana passada, dentro de um ônibus, em direção ao Iguatemi, temos que combater o egoísmo, a violência em múltiplas facetas, levando em conta que, sem distinção, somos, todos, personagens de um só ato no palco da existência.

Gilson Nogueira é jornalista, colaborador da primeira hora do BP

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos

  • novembro 2015
    S T Q Q S S D
    « out   dez »
     1
    2345678
    9101112131415
    16171819202122
    23242526272829
    30