nov
08
Postado em 08-11-2015
Arquivado em (Artigos) por vitor em 08-11-2015 00:17

DEU NO BLOG POR ESCRITO ( DO JORALISTA LUIS AUGUSTO GOMES)

OPINIÃO

País deve buscar justiça onde ela estiver

Faz-se um bicho de sete cabeças da decisão do ministro Teori Zavascki de transferir da Justiça Federal do Paraná para a do Rio de Janeiro a ação que apura atos de corrupção na empresa estatal Eletronuclear, na mira, como tantos outros casos, da Operação Lava-Jato.

“Moro afastado da investigação”, diz a imprensa, incorrendo em dupla mistificação: o juiz goza da prerrogativa da inamovibilidade, não pode ser tirado de sua jurisdição, e é fato comum a mudança de foro de um processo decorrente de aspectos previstos em lei – sem falar numa justa redução da carga de trabalho de Moro.

Primeiro, o ministro transferiu para São Paulo e Brasília processos relativos a crimes nesses locais, envolvendo a senadora Gleisi Hoffmann e a empresa Consist Software. Agora, repete o procedimento, absolutamente legal, em relação à Eletronuclear.

Num cenário em que tantos nomes expressivos da cúpula política e empresarial estão sendo acusados, condenados ou, no mínimo, sob suspeita, não é crível que manobras espúrias pretendam salvaguardar arraias a esta altura miúdas, como a senadora e o almirante Othon Pinheiro.

Como somente alcança o grande público o resumo do fato impactante, passa-se, com o noticiário incorreto e sensacionalista, o conceito de que o combate à corrupção está sendo minado ou que o juiz Moro é o único que pode dar consequência a uma demanda dessas.

Ou, ainda, que é possível o Brasil ultrapassar esta fase escancarada de sua história e não resolver nada, seguir em frente, como se isto aqui fosse uma Finlândia de indicadores sociais.

Ora, não há o que esconder em investigação nenhuma, porque cega será a nação que não se convencer de que o dinheiro roubado pela corrupção é muito maior do que aquele se investe efetivamente no desenvolvimento econômico e social.

O país se encontra numa encruzilhada da história em que terá de optar com clareza e determinação pelo futuro que deseja construir, do contrário estará se condenando ao aprofundamento imprevisível das mazelas que hoje ostenta, fazendo cada dia mais insuportável a vida da população.

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos

  • novembro 2015
    S T Q Q S S D
    « out   dez »
     1
    2345678
    9101112131415
    16171819202122
    23242526272829
    30