out
18

CRÔNICA

Embolou geral?

Gilson Nogueira

The Very Best Of The Rat Pack, com Dean Martin, Frank Sinatra e Sammy Davis Jr., da Reprise Records, repousa ao lado esquerdo da mesa do meu computador querendo tocar.> Hesito em fazer a vontade do CD, dividido entre o desejo de ouvir suas 18 faixas e a intenção de digitar, em poucas> palavras, o bom futebol jogado pela Seleção Brasileira contra a fraca Venezuela, em Fortaleza, na semana passada.
Os jogadores da Seleção, naquela partida, após anos de decepção, em campo, pareciam haver encarnado o espírito dos integrantes das equipes que os antecederam e que conquistaram cinco títulos mundiais para o país fechando o ciclo da supremacia verde e amarela no esporte das multidões.
De repente, Nel Blu Dipinto Di Blu, na voz de Dean Martin, enche o ar de melancolia e manda o futebol para o espaço.
Mesmo assim, fica um rabicho dele preso na tela. É o desejo de mandar um recado para os rapazes do escrete canarinho, como era chamado o time do Brasil no tempo em que a Argentina aprendia com os brasileiros o que era sambar com a> bola nos pés. Eu falei Argentina? Pois é, em novembro, os portenhos irão encarar os pupilos do gaúcho bom de briga e, certamente, com ares de donos do mundo, com a empáfia de> quem pensa que Maradona foi melhor que Pelé, tentarão enervar os companheiros de Kaká para chegar ao triunfo visando vaga na Copa do Mundo, na Rússia, em 2018.
“ Volare, ô, ô…”, segue Dean, de cigarro entre os dedos da mão esquerda, cantando. Martin, que foi mais ator do que cantor, faz-me registrar, aqui, triste constatação, desde algumas primaveras passadas, que nos Estados Unidos, como no país que já foi o do futebol, não se fazem mais cantores como antigamente. O Brasil carece de belas vozes. Os EUA, idem, mas, nem tanto. Feliz daquele que tem tempo para mergulhar no youtube e arpoar com a ponta do dedo a canção interpretada pelos Sinatras e Agostinhos dos Santos da vida. No quesito bola na rede quem canta de galo, agora, é a Alemanha. Na música, por outro> lado, o jogo está embolado, com ligeira supremacia dos patrícios de Obama. Palmas para eles!!!
Gilson Nogueira é jornalista, bom de música e
bom de bola.

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos