DEU NO BLOG POR ESCRITO ( DO JORNALISTA LUIS AUGUSTO GOMES)

Neste ano que falta, é só conflito

A campanha eleitoral de Salvador está definitivamente deflagrada, sem condições de retorno a nenhum “diálogo” entre seus principais polarizadores, o governador Rui Costa e o prefeito ACM Neto.

No início, mesmo no plano nacional, tudo eram flores. Com o BRT prometido publicamente pela presidente Dilma, a bancada de Neto na Câmara dos Deputados votou a favor das medidas de ajuste fiscal propostas pelo governo federal.

Há dois dias, em entrevista ao radialista Mário Kertész, o prefeito tratou, com palavras pouco amistosas, de descartar qualquer possibilidade de a cidade vir a ter seu moderno sistema de transporte. Para ele, Dilma “não cumpriu a palavra” e tudo não passou de “enrolação”.

Por aqui, o clima já foi “Rui Correria” e “Neto Rapidez”, nas palavras do próprio governador, para caracterizar a saudável competição que ambos estariam empreendendo pelo bem de Salvador. Agora, quando se acirra o impasse no quadro nacional, cada um tomou seu rumo no debate de “incoerentes” sobre CPMF e IPTU.

O último ato dessa comédia foi o empenho da oposição na Assembleia Legislativa, esta semana, para bloquear a aprovação de empréstimo de 400 milhões de dólares para o governo do Estado, fazendo-a sustentar, segundo se diz, a segunda sessão mais longa da história da Casa, com 33 horas.

O sigilo sobre a destinação dos recursos – pelo menos as áreas e percentagens em que seriam aplicados – e as diferenças entre as gestões de Rui e Neto foram o cerne do discurso oposicionista, embora se diga que o dinheiro será apenas para tapar o rombo das contas governamentais neste fim de exercício.

O governo, como tem acontecido há muitos mandatos, ganhou a parada, dando a impressão de que fazer articulação política por aqui é mais fácil que em Brasília. E disso resulta que, a depender do valor do dólar e do uso real do dinheiro, Rui terá em caixa mais R$ 1,5 bilhão, um quarto do orçamento atual de Salvador.

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos