out
04


DO PORTAL DE NOTÍCIAS TERRA BRASIL E NO JORNAL ESTADO DE MINAS

Morreu na madrugada deste domingo (4), em Belo Horizonte, o ex-senador José Eduardo Dutra, ex-presidente do PT e da Petrobras. Ele tinha 58 anos e lutava contra um câncer.

Dutra foi senador por Sergipe, estado no qual desenvolveu sua vida política, ao lado do ex-governador Marcelo Déda (que morreu em 2013).

Nascido no Rio de Janeiro, Dutra foi dirigente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), de 1988 a 1990, e presidente do Sindicato dos Mineiros do Estado de Sergipe (Sindimina), de 1989 a 1994 – ano em que foi eleito senador.

Dutra foi presidente da Petrobras, de janeiro de 2003 a julho de 2005, e presidiu a Petrobras Distribuidora, de setembro de 2007 a agosto de 2009. Ele deixou o cargo para disputar a presidência do Partido dos Trabalhadores, sendo eleito para o biênio 2010-2012.

Atualmente, era primeiro suplente do senador Antônio Carlos Valadares (PSB/SE).

O velório ocorrerá no Funeral House, na Avenida Afonso Pena, 2158, no Bairro Funcionários, na Região Centro-Sul da capital mineira. Inicialmente marcado para as 10h deste domingo, o velório do ex-senador acontecerá nesta segunda-feira. “Foi um pedido da família”, informa Leilane Ramos, funcionária da casa funerária. Dutra deverá será cremado no mesmo dia.

O Governo de Sergipe publicou nota lamentando o falecimento do ex-senador. Governador do estado em exercício, Belivaldo Chagas, determinou luto oficial de três dias e informou que irá mandar celebrar uma missa na ocasião do sétimo dia. “Um companheiro valoroso que deixa um legado de luta e de trabalho por Sergipe e pelo país nos importantes cargos que exerceu”, declarou Chagas. Licenciado por conta de uma cirurgia, o governador Jackson Barreto disse que “por onde passou, Dutra orgulhou Sergipe e o Brasil.”

Presidente do partido, Rui Falcão lamentou a morte do ex-senador em uma rede social. “Perdemos @zedutra13. Fará falta esse grande homem, companheiro e militante. José Eduardo Dutra, presente!” disse Falcão, pelo Twitter.

Outro políticos também usaram a rede social para lamentar a morte de José Eduardo Dutra. “Foi com tristeza que recebi a notícia do falecimento do amigo e companheiro de luta, José Eduardo Dutra”, comentou o senador Humberto Costa (PT-PE). “Nosso adeus a Jose Eduardo Dutra. Falecido nessa madrugada em MG. Deus conforte sua família”, publicou a deputada-federal Benedita da Silva (PT-RJ). “José Eduardo Dutra, um grande Senador, um agente político de posições claras… um defensor de um país justo e altivo”, disse o governador do Acre, Tião Viana (PT-AC).

Dutra foi presidente da Petrobras de janeiro de 2003 até julho de 2005 e da BR Distribuidora de setembro de 2007 a agosto de 2009. Deixou o cargo para disputar a presidência do Partido dos Trabalhadores, sendo eleito para o biênio 2010-2012.

(Com Agência Estado)

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos