DO CORREIO

Da Redação

Morreu ontem (30) em Salvador o professor e maestro alemão Horst Schwebel, fundador da Banda Sinfônica da Universidade Federal da Bahia (Ufba). Ele também atuou como professor e 1 ° trompete da Orquestra Sinfônica da universidade e teve vários cargos na Escola de Música da instituição. Ele foi diretor da unidade entre 2005 e 2009.

O Teatro Castro Alves lamentou em nota a morte do maestro. “Com a sua partida, o maestro e professor alemão deixa um imenso legado para a música na Bahia e a saudade dos seus fiéis aprendizes. Neste momento difícil, o TCA e toda sua equipe se solidarizam com os seus familiares, amigos e admiradores”, diz o texto.

Nascido na Alemanha, Schwebel realizou seus estudos musicais na Escola Superior de Música de Karlsruhe. Antes de chegar ao Brasil, exerceu suas primeiras atividades profissionais nas Orquestras de Bad Hersfeld e na Sinfônica de Hamburgo.

Já em Salvador, em 1980, ele fundou a Banda Sinfônica da Ufba. Com o TCA, regeu em 2013 um concerto especial para celebrar os 33 anos do conjunto. Ele é pais de Heinz Schwebel, músico integrante da Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba). Schwebel se aposentou após 50 anos de trabalho.

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos