CRÔNICA

Maluco beleza em São Pedro

Gilson Nogueira

De novo,ela! Encontrei-a, no mesmo lugar, fechada, com aquele aspecto de falta de cuidado dos últimos anos, manchada por spray branco, apertado por algum pichador de insanidades urbanas, desses que fazem dos muros e paredes da cidade painel de angústias e devaneios assassinos.

Sobre seu corpo, em verniz, quase escuro, voltei a vê-la nas cores do abandono. E tive medo! Imaginei que, de repente, dela poderia sair uma lança endiabrada ou uma serpente bêbada disposta a me morder e fazer-me sangrar até a morte. Chega prá lá, miséria, pensei, alto, fazendo o sinal da cruz. E fui!

Antes, diante da Porta de Entrada do Palácio da Aclamação, como andarilho do cotidiano a admirar com os olhos e a imaginação o que resta de belo na capital do berimbau, indo de suas praias oceânicas aos mais simples recortes da Cidade da Bahia, rica em história e folclore, pasmo, boquiaberto, falando sozinho, disse, em voz baixa: “ Meu Deus, como é que pode, a Porta do Palácio da Aclamação, referência arquitetônica do Governo do Estado da Bahia, nesse estado!!! Será que estou diante da porta do inferno???”

Em vez de encantar, pelo tamanho, beleza e originalidade dos detalhes, e relevos em madeira de lei, lá está ela, abandonada, assustando quem ama sua terra natal e os que visitam a primeira capital do Brasil pela feiúra, feito fantasma em posição de sentido, ou de prontidão, aguardando o toque dos clarins anunciando o banquete da destruição total do patrimônio público baiano.Antes da tragédia programada, algum maluco beleza, do alto de sua loucura consentida, subirá nos bancos da Praça Barão do Rio Branco, onde um verso de Neruda foi plantado na grama, aos pés da estátua ,e proclamará, lúcido como nunca, aos quatro ventos, que, doravante, enquanto os órgãos públicos responsáveis pela conservação do patrimônio não recuperarem a Porta de Entrada do Palácio da Aclamação, ficará terminantemente proibido votar em quem quer que seja, na próxima eleição governamental. Dá-lhe, meu rei!!!

Gilson Nogueira é jornalista, colaborador do Bahia em Pauta.

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos

  • setembro 2015
    S T Q Q S S D
    « ago   out »
     123456
    78910111213
    14151617181920
    21222324252627
    282930