DO PORTAL DE NOTÍCIAS TERRA BRASIL

O avião levando o papa Francisco aterrissou na tarde desta terça-feira na base de Andrews, no estado norte-americano de Maryland, onde o Pontífice começa sua viagem de cinco dias pelos Estados Unidos. Jorge Bergoglio foi recebido pelo presidente Barack Obama, pela primeira-dama Michelle e pelas filhas do casal, Malia e Sasha. O vice-mandatário Joe Biden e sua família também estavam presentes.

O avião papal foi acolhido pelos cantos de algumas centenas de pessoas, incluindo muitos estudantes, que entoavam “Hey hey, pope Francis is on the way” (“Hey hey, o papa Francisco está a caminho”) ou “We love pope Francis every day” (“Amamos o papa Francisco todos os dias”). Outros gritos ouvidos foram “Francisco, Francisco” e “Se nota, se sente, o papa está presente”, em espanhol. Entre os presentes, muitas crianças de colégios católicos de Washington, dos quais quatro selecionados entregaram flores ao pontífice em sua chegada.

Como estava previsto, o papa não fez nenhuma declaração após aterrissar nem depois do breve encontro com Obama em uma sala da base, antes de partir para a Nunciatura, em Washington. Fiel a seu estilo simples, o papa escolheu para deslocar-se da base até Washington um pequeno automóvel preto, um Fiat Cinquecento.

A visita acontece após o reatamento das relações diplomáticas entre Cuba e Estados Unidos, processo que contou com a mediação da diplomacia vaticana, e a reabertura das respectivas embaixadas em ambos países. O Pontífice ficará nos Estados Unidos até 27 de setembro e visitará as cidades de Washington, Nova York e Filadélfia. Durante sua viagem, ele será recebido por Obama na Casa Branca, discursará no Congresso, participará de um evento com sem-teto, fará um pronunciamento na Assembleia-Geral das Nações Unidas (ONU) e encerrará o VIII Encontro Mundial das Famílias, entre outros compromissos e missas.

Durante o voo entre Cuba e EUA, Francisco disse que não pretende mencionar o embargo econômico imposto ao país caribenho em seu discurso no Parlamento. “O problema do bloqueio é parte das negociações entre as duas nações. Isso é público: que seja uma coisa que vá no sentido das boas relações que estão começando”, afirmou em uma coletiva aos jornalistas que estavam no avião.

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos

  • setembro 2015
    S T Q Q S S D
    « ago   out »
     123456
    78910111213
    14151617181920
    21222324252627
    282930