DO EL PAIS
As autoridades do Chile emitiram nesta quinta-feira um alerta de tsunami após registrar um terremoto de magnitude 8,4 na escala Richter, segundo informa o Centro Sismológico Nacional — os primeiros números divulgados davam conta de intensidade 7,2 e 7,7, mas o valor foi revisado para 8,4. O tremor sacudiu nesta quarta-feira a zona central do Chile sem que até agora se informasse a respeito de vÃtimas. Foram registrados, até agora, danos materiais menores. Já o Serviço Sismológico dos Estados Unidos (USGS) elevou a 7,9 graus a magnitude do terremoto.
mais informações
O sismo que teve uma duração aproximada de uns cinco minutos causou pânico. Pessoas que moram em edifÃcios correram para locais abertos. O terremoto coincidiu com a horário de pico de saÃda do trabalho, motivo pelo que a maioria dos escritórios estavam desocupados.
Nos edifÃcios mais altos, especialmente desenhados para enfrentar terremotos que no paÃs são frequentes, o tremor foi fortemente sentido, quase ao nÃvel do forte sismo de fevereiro de 2010, quando um tsunami arrasou uma parte do paÃs e matou ao menos 700 pessoas. As linhas telefônicas estão colapsadas, ainda que pouco a pouco já começam a se normalizar, informa RocÃo Montes de Santiago de Chile.