set
13
Postado em 13-09-2015
Arquivado em (Artigos) por vitor em 13-09-2015 00:33

DEU NO G1/ O GLOBO

Após passar o dia reunida com os ministros da equipe econômica, a presidente Dilma Rousseff convocou dez ministros para uma reunião na tarde deste sábado (12) no Palácio da Alvorada para tratar de cortes de gastos na máquina pública federal.

Participaram do encontro, que teve início por volta das 17h e durou cerca de duas horas e meia, os ministros Aldo Rebelo (Ciência e Tecnologia), Antônio Carlos Rodrigues (Transportes), Carlos Gabas (Previdência), Gilberto Kassab (Cidades), Ricardo Berzoini (Comunicações), José Eduardo Cardozo (Justiça), George Hilton (Esporte), Aloizio Mercadante (Casa Civil), Kátia Abreu (Agricultura) e Gilberto Occhi (Integração Social), além do chefe de gabinete da petista, Giles Azevedo.

Mercadante já havia acompanhado a reunião mais cedo com os ministros Joaquim Levy (Fazenda) e Nelson Barbosa (Planejamento).

Nenhum dos compromissos contava da agenda oficial da presidente. Ao deixarem o Alvorada, os ministros não deram declarações, mas, segundo informações do ministro Edinho Silva (Comunicação Social), que não estava na reunião, Dilma deu diretrizes para os cortes de gastos que cada ministério terá de fazer no esforço para tentar equilibrar as contas públicas.

O objetivo é reverter o déficit de R$ 30,5 bilhões previsto no Orçamento do ano que vem. As medidas deverão ser anunciadas na semana que vem.

De acordo com o Blog da Cristiana Lôbo, o governo deverá promover cortes nas empresas e cargos, além de renegociação de contratos com prestadores de serviços. Só depois de concluída essa etapa de cortes é que o governo vai apresentar propostas para aumento de receita.

As conversas se intensificaram depois que a agência Standard and Poor’s rebaixou a nota de crédito do Brasil e de dezenas de empresas e bancos brasileiros.

Pressionado, o governo também planeja reduzir o número de ministérios. Segundo o Blog do Camarotti, apesar da determinação de cortar dez pastas, o governo tem encontrado dificuldade para atingir esse número. O Palácio do Planalto quer fazer esse anúncio até o final da próxima semana.

Be Sociable, Share!

Comentários

luiz alfredo motta fontana on 13 setembro, 2015 at 3:54 #

Deu no blog do Fernando Rodrigues:

“Emergiu mais um aspecto da descoordenação dentro do governo da presidente Dilma Rousseff. O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, soube do rebaixamento do grau de investimento do Brasil na 4ª feira (9.set.2015) por volta de 14h. O czar da economia não compartilhou a informação nem com sua chefe no Palácio do Planalto.

Dilma e vários ministros palacianos só souberam do fato depois das 18h, quando várias agências de notícias começaram a noticiar a decisão da Standard & Poor’s.

Na 4ª feira, houve grande mal estar no Palácio do Planalto pelo fato de o ministro da Fazenda ter mantido o assunto em reserva. Um dos argumentos para o sigilo seria não permitir vazamentos enquanto o mercado financeiro ainda estivesse em funcionamento –mas ministros ouvidos pelo Blog consideraram extravagante deixar a presidente da República desinformada.”

A pergunta que fica:

O angustiado ministro, isolado em seu gabinete nestas angustiantes 4 horas teria ou não ligado para seu amigo Trabuco, em busca de consolo, de um ombro amigo?

Caso positiva a resposta, teria Trabuco permanecido inerte sem vender mudar de imediato o portfólio de aplicações fugindo de certas ações e inflando a posição em dólares?

Responda que puder, como diria VHS, isto poderia ter ocorrido ou não?


luiz alfredo motta fontana on 13 setembro, 2015 at 4:37 #

Uma dúvida:

Não estaria na hora de Dilma criar o Ministério da Renúncia?


luiz alfredo motta fontana on 13 setembro, 2015 at 10:50 #

Como não surgiram respostas, por certo Levy não contou ao Trabuco, nem chorou em seu ombro.

A vida é bela quando acreditamos em virtudes.


Taciano Lemos de Carvalho on 13 setembro, 2015 at 11:41 #

DOS EMPRESÁRIOS À DILMA: “OU DÁ OU NÓS DESCEMOS!”. DA ‘FOLHA’ À DILMA: “ARROCHE A SOCIEDADE OU RENUNCIE!”.

http://naufrago-da-utopia.blogspot.com.br/2015/09/dos-empresarios-dilma-da-ou-nos.html


Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos

  • setembro 2015
    S T Q Q S S D
    « ago   out »
     123456
    78910111213
    14151617181920
    21222324252627
    282930