Parabéns do BP para ela!


Aniversário e nossas esperanças de ontem

Maria Aparecida Torneros

Minha geração tinha 15 anos quando estourou a ditadura. Fomos pra Rua anos a fio lutando pelo direito de votar democraticamente. Depois de décadas aconteceu a tal anistia e o pessoal exilado e vivo voltou. Parecia que reencontrávamos o caminho do novo país e o resgate da Ordem e Progresso. Mas o que aconteceu tem a ver com um sistema viciado cujas regras do jogo tal qual novela global inclui corrupção e o mundo caiu. O da Maysa e o nosso.

Cara, que brabo ver os heróis da minha geração abatidos e arrependidos. Acuados e acusados. Condenados e execrados. Mas fico pensando com meus botões que há muito mais caroço neste angu. Muita gente de rabo preso e um povo que precisa de pais heróis e mães caridosas.
Menos? Hoje queria mais. Aliás quero mais.

Estou voltando a ter esperança apesar dos pesares. O que pesa mais é saber que pode doer mas é a chance da cura. Passemos pois por este novo exílio de geração e quase chegando aos 70 os que viverem verão um Brasil honesto e educado. Solução que passa por uma reviravolta nos padrões de vida e de cultura doa a quem doer. Em mim dói porem doeria mais se eu não tivesse lá no fundo a bendita esperança de cartas na mesa. Mudança de atitudes. Troca de práticas desmoralizantes.

Chega! Ninguém merece nova ditadura. Tampouco tanta senvergonhice.
Minha geração ( faço 66 hoje ) ainda tem chance de dar a volta por cima e se redimir de ter caído na cilada de um modelo que nos corta a própria carne. Depois, as próximas gerações dos nossos filhos e netos, a eles caberá reorganizar tudinho recomeçando do zero.
Mas vai valer a pena começar de novo. Como na canção interpretada por Simone.
Por tudo isso eu também estou voltando a ser criatura com cicatrizes mas esperançosa . Apesar de você amanhã há de ser outro dia. Viva a nossa geração de Chico Buarque. Estamos voltando!

Cida Torneros é jornalista e escritora, mora no Rio de Jabeiro, onde edita o Blog da Cida. Parabéns para ela, neste dia do seu aniversário e sempre.

Be Sociable, Share!

Comentários

Cida Torneros on 8 setembro, 2015 at 16:24 #

Ah.. esperança sempre. Existe gente do bem e creio nisso. Bjs a todas e todos. Obrigada tb pelas manifestações no meu niver que foi dia 2 de Setembro.


Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos

  • setembro 2015
    S T Q Q S S D
    « ago   out »
     123456
    78910111213
    14151617181920
    21222324252627
    282930