DEU NO PÚBLICO (DE PORTUGAL)

O ex- Presidente dos Estados Unidos Jimmy Carter, de 90 anos, anunciou estar doente com um câncer, que o obrigará a “modificar compromissos previamente agendados” para receber tratamento médico.

Num curto comunicado distribuído esta quarta-feira à imprensa norte-americana, Carter informa que “uma intervenção cirúrgica ao fígado realizada recentemente” revelou que tinha câncer e que este estava já espalhado por várias partes do organismo.

A cirurgia, realizada no início deste mês, foi para retirar uma pequena massa detectada no fígado. O comunicado não identifica o tipo de câncer, nem refere a sua origem.

“Uma declaração mais completa será tornada pública assim que estiver na posse da totalidade dos dados [clínicos], possivelmente na próxima semana”, acrescenta. O antigo Presidente, que governou entre 1977 e 1981, vai receber tratamento no centro de Atlanta do Emory Healthcare, o maior e mais prestigiado sistema de saúde do estado da Georgia.

Depois de abandonar a Casa Branca, Jimmy Carter fundou um centro de estudos em seu nome, sediado em Atlanta, para promover causas nacionais e para colaborar em programas internacionais de combate à fome e à pobreza, e de promoção da democracia e erradicação do conflito.

No seu papel de diretor do Carter Center, viaja frequentemente pelo mundo como mediador de negociações e observador de processos eleitorais.

No mês passado, publicou o seu mais recente livro, intitulado Uma Vida Cheia: Reflexões aos 90 Anos [A Full Life: Reflections at 90].

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos