Maestro Ricardo Castro e Neojiba Tournê Europa 2011

Com o rápido crescimento para sete núcleos e mais de 22 projetos que atendem 4,5 mil crianças e jovens carentes na Bahia, a Organização Social NEOJIBA encontra em uma solução em tecnologia digital moderna, ágil e eficiente – o FileMaker – a chave do sucesso para integrar departamentos, aprimorar o fluxo operacional e aposentar de vez planilhas e documentos que entulhavam computadores

Em 2007 nascia na Bahia um programa-escola para integração social de jovens carentes através da música. Batizado de NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia), a Organização Social foi idealizada pelo maestro Ricardo Castro e é hoje um sucesso reconhecido internacionalmente que atende 4,5 mil crianças e jovens no Estado.

“Uma boa história é a da ex-aluna Mirian Santos”, conta Ricardo. “Ela saiu do Vale das Pedrinhas, uma comunidade muito pobre de Salvador, e depois de integrar nossa orquestra foi fazer um estágio de música na Europa e hoje estuda Engenharia e mora na Noruega”.

Mas essa obra do bem também teve dificuldades.

Com um fluxo de dados relativos a sete núcleos e mais de 22 projetos de atendimento, o Neojiba buscava uma gestão mais eficiente para aposentar de vez arquivos que entulhavam computadores e o trabalho das equipes.

“Era como estar na idade da Pedra, com planilhas e mais planilhas de Excel e documentos do Word que muitas vezes se perdiam nos PCs e até mesmo na web”, diz o maestro. “Decidimos dar um basta e buscar na tecnologia formas mais eficientes e rápidas de organização”.

A solução veio através da plataforma FileMaker – uma indicação do próprio Ricardo, que já conhecia e era usuário do sistema da subsidiária Apple para banco de dados. O desenvolvimento ficou a cargo de Euder Ribeiro, CEO da ByEuder, integrante da rede de canais FileMaker Business Alliance no Brasil, que partiu do zero para criar o sistema dos sonhos para o Neojiba.

Nascia uma nova era na organização de dados da instituição, com gestão integrada via web, melhorias na comunicação interna e aprimoramento do fluxo operacional nas áreas de pedagogia, acompanhamento social, módulo financeiro e almoxarifado em sete unidades da instituição.

“Temos hoje acesso online e irrestrito a todos os funcionários e integrantes do projeto – e pretendemos estender aos pais e alunos”, revela Ricardo Castro. “É ágil, prático, algo maravilhoso – uma das melhores coisas da plataforma”.

Outro destaque é a capacidade de adaptação que a plataforma FileMaker oferece para customização e melhorias na própria solução desenvolvida pela ByEuder.

“O trabalho é muito dinâmico e a ByEuder tem respondido com muita rapidez e profissionalismo a todas as nossas demandas, que são constantes, para adaptação de sistemas já criados”, diz o regente. “A flexibilidade na base de dados para controlar as novas atividades é um dos pontos que nos levou a adotar o FileMaker”.

Para acordes futuros em parceria com a tecnologia FileMaker, o maestro Castro informa que o Neojiba, Organização Social gerenciada pelo Instituto de Ação Social pela Música (IASPM) e um dos programas prioritários do Governo do Estado da Bahia, tem planos de investir em Educação à Distância.

“As soluções online tendem a crescer e queremos criar um sistema de difusão de conhecimento. Essa é uma das principais metas do Neojiba e temos certeza que o FileMaker nos ajudará nisso”.

Sobre a FileMaker, Inc. – A FileMaker, Inc. é uma subsidiária da Apple focada em capacitar equipes para criar com facilidade soluções de negócios para iPad, iPhone, Windows, Mac e web. Milhões de usuários, de pessoas físicas a algumas das maiores companhias do mundo, usam soluções criadas com a Plataforma FileMaker para simplificar processos de negócios, gerenciar informações críticas e aumentar a produtividade.

Mais informações sobre a FileMaker no Brasil:
Site Brasil: www.filemaker.com/br

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos