DEU NO BLOG POR ESCRITO (DO JORNALISTA LUIS AUGUSTO GOMES)

OPINIÃO

Legitimidade é exigência para “impeachment”

Quando disse que “não há espaço para aventuras antidemocráticas na América do Sul”, a presidente Dilma Rousseff falava a dignitários do continente, mas só podia estar pensando em si mesma.

A presidente tem razão. Não há a menor possibilidade de um golpe no Brasil, que é, apesar de todas as suas debilidades, um país maduro no campo institucional, precisando, contudo, com esse instrumento poderoso, avançar nas demais áreas.

A presidente só não pode confundir golpe com a iniciativa legítima e constitucional de um processo de impeachment, que ela poderia sofrer caso tivesse, pessoalmente, cometido crime tipificado entre aqueles que determinam o afastamento do cargo.

Fora disso, Dilma não tem por que temer. Uma iniciativa dessa natureza tem de ser constitucional, mas também, como dissemos, legítima, e isso significa que não haverá impeachment para atender aos interesses subalternos do deputado Eduardo Cunha e do senador Aécio Neves.

O presidente da Câmara dos Deputados nada mais fez, desde a posse, do que manipular leis e regimentos para levar o país não se sabe a que destino onírico, de consequências igualmente imprevisíveis. O senador encarnou da noite para o dia o papel de obcecado pelo poder.

Ao lado do coadjuvante Renan Calheiros, que ocupa a presidência do Senado depois de dela ter sido apeado desonrosamente, Cunha já entrou no índex da nação, que segue seus passos e não poderá admitir um novo Severino Cavalcanti.

Substabelecimento urgente

A propósito, Dilma tá mal de advogado. Ter Cristina Kirchner e Nicolás Maduro defendendo os valores democráticos é dose.

l

Be Sociable, Share!

Comentários

luiz alfredo motta fontana on 19 julho, 2015 at 14:04 #

O sujeito oculto, em todas as frases de Dilma, na verdade é ausente.
Trata-se daquele fator raro em petistas, e nela nunca visto.

O velho e popular “bom senso”!

Calada Dilma destoa, falando espanca, de uma só vez, a língua e a razão.

Poste não utiliza neurônios, só mesmo o empacar estático.


Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos