Dilma chega a UFÁ para reunião dos BRICS

DEU NO G1

A presidente Dilma Rousseff chegou nesta quarta-feira (8) a Ufá, na Rússia, para participar da VII Cúpula do Brics, grupo de países emergentes composto pelo Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, o objetivo central da cúpula é “aprofundar o diálogo” entre os países que compõem o grupo e “avançar” na cooperação financeira.

O último encontro entre os presidentes do Brics ocorreu em novembro do ano passado em Brisbane, na Austrália, em meio à reunião do G20, formado pelas 20 principais economias do mundo.

A mais recente cúpula do Brics, entretanto, ocorreu em julho do ano passado, logo após o encerramento da Copa do Mundo, e foi dividida em duas etapas. Na ocasião, os presidentes dos cinco países se reuniram em Fortaleza (CE), onde formalizaram a criação do Banco do Brics, voltado para investimentos em infraestrutura, e, em Brasília.

Conforme a agenda da presidente, divulgada pela Secretaria de Comunicação Social, Dilma participará ainda nesta quarta de jantar oferecido pelo presidente russo Vladimir Putin aos demais chefes de Estado e de governo dos países Brics: Narendra Modi (Índia), Xi Jinping (China) e Jacob Zuma (África do Sul).

A programação oficial da cúpula começa nesta quinta (9). De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, os líderes dos países Brics participarão da cerimônia de encerramento do encontro do Conselho Empresarial do grupo, terão reunião de trabalho e discursarão na sessão plenária.

Itália
Após cumprir agenda na Rússia, a presidente Dilma seguirá para a Itália, onde se reunirá com o primeiro-ministro do país, Matteo Renzi, em Roma. Ela também viajará à Milão para visitar expositores brasileiros na Expo Milão.

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos