Cadê o monumento a Glauber…


…que estava aqui no Dois Leões (Baixa de Quintas)?

DEU NA TRIBUNA DA BAHIA, EDIÇÃO DESTA SEGUNDA-FEIRA (30/06). REPRODUZIDO PELA JORNALISTA MARIA OLÍVIA SOARES, NO FACEBOOK.

O busto de bronze e granito do grande cineasta baiano Glauber Rocha sumiu, escafedeu-se.
A escultura localizava-se na Baixa de Quintas, em Salvador, e foi inaugurada em 2003. O que era para ser local de homenagens, hoje é ocupado pelo vazio. A placa e o busto do artista foram roubados. Além disso, o cercado que deveria proteger a obra esta quebrado e todo o local, entregue ao mato.

De acordo com a Fundação Gregório de Matos (FGM) – sob o comando do autor, produtor e diretos teatral Fernando Guerreiro – , responsável pela manutenção dos bustos da cidade, o crime aconteceu no inicio desse ano. “O busto de Glauber Rocha foi roubado no início de 2015. É complicado por que esse tipo de material em que são construídos, é bastante visado pelos criminosos. Só nessa gestão, foram recuperados 21 monumentos.

No momento estão sendo recuperados outros cinco, são eles: Estátua do Barão do Rio Branco – Praça de São Pedro, Centro (previsão: julho /2015); Relógio de São Pedro – Praça de São Pedro, Centro (previsão: julho /2015); Estátua de Dom Pedro II – Praça Almeida Couto, Nazaré (previsão: agosto /2015); Sereia de Itapuã – Itapuã; Busto de Dorival Caymmi – Itapuã,” informou a FGM.

Segundo a fundação, não será agora que os baianos vão receber de volta os monumentos roubados. Primeiro será realizada uma licitação em 2016, a partir dai , serão iniciadas as reposições.

Glauber Rocha (1939-1981) nasceu em Vitória da Conquista, Bahia, no dia 14 de março de 1939.

Ô, Bahia!!!

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos