jun
30
Postado em 30-06-2015
Arquivado em (Artigos) por vitor em 30-06-2015 00:59

CRÔNICA

O combustível de cada dia

Maria Aparecida Torneros

Sempre pensei, isso desde menina, que a cada pessoa corresponde um tipo de “combustível”. Para uns ou muitos, saco vazio não fica em pé, como dizia a minha avó, e a comida é ritual e necessidade saneadora para preencher vazios físicos e emocionais.

Porém, o que move a máquina humana pode ser o poder, a ideologia, o desafio em geral, o dinheiro, o bendito amor, a religião, os radicalismos, as paixões, os sonhos, as ilusões, tantas buscas.

Um dia, ouvi uma amiga que viaja muito me dizer que faz isso para fugir do cotidiano. Quase entendi.

Mas lembrei dos que têm vida agitada, viajam muito a trabalho e se aposentam, param, como eu parei, e descobrem outros combustíveis para queimarem enquanto a vida passa.

Definitivamente, o meu, é a palavra. Por exemplo, agora, nem sai da cama. Domingo, vou levantar, tomar café e passar o dia em casa da mamãe.

Faz friozinho pego o tablet na cabeceira. E não resisto a algumas fotos. E palavrinhas.

Numa, o ministro Levy acomodado, no avião, aguarda a decolagem para acompanhar a comitiva de Dilma no encontro com Obama. Seu combustível deve ser número ou números em geral. Poder e mídia também fascinam, sei disso, mas lidar com cifras para quem gosta, deve ser prazer inenarrável.

Então, olho as fotos que tirei ontem da mesa do almoço que preparei para mim e minha secretária doméstica que só vem aos sábados. Comemos pouco. Bebemos quase nada. Mas registrei.

E neste momento, aciono o meu combustível doido, escrever, descrever, contar com prazer alguma história.

Bem, é domingo. Melhor sair da cama e olhar lá fora se o sol brilha e esquenta as vidas. Vou viver a minha movida pelo encanto das sílabas.

É o que gosto porque me abasteço delas. Afinal, bom dia e bom domingo para todos nós, loucos e dependentes de combustiveis mais doidos ainda.

Cida Torneros é jornalista e escritora. Mora no Rio de Janeiro, edita o Blog da Cida, onde o texto foi publicado originalmente (no domingo(28)

Be Sociable, Share!

Comentários

vitor on 30 junho, 2015 at 12:47 #

Maravilha de texto, Cida. Uma carioca do mundo no pleno domínio do pensamento e da palavra. BP agradece muito tê-la entre os seus amigos, pilares e colaboradores. BRAVO!!!.


Cida Torneros on 30 junho, 2015 at 18:00 #

Ah Vitor, obrigada e um beijo a você e toda a turma do BP.


ermelinda rita on 1 julho, 2015 at 9:32 #

Cida Torneros está certa todos nós somos movidos por um combustível escolhido de acordo com cada necessidade.Hoje precisamos de ajudar uns aos outros para enfrentarmos juntos as dificuldades sejam da vida pessoal ou profissinal.


Cida Torneros on 1 julho, 2015 at 11:16 #

Querida amiga Ermelinda, vamos que vamos, em frente, respirando fundo e enfrentando desafios. Bjs Vida


Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos