Alice na berlinda

PCdoB acende velas a Deus e ao diabo

Embora com naturezas distintas, o oportunismo está nas duas posições assumidas pelo PCdoB nas recentes votações na Câmara dos Deputados, uma contra a restrição a direitos previdenciários, outra a favor do natimorto “distritão”.

O apoio a este último foi trocado pela queda de uma medida moralizadora, a cláusula de barreira, que liquidaria o que ainda resta de história ao partido.

Foi uma negociata pela sobrevivência ideologicamente vergonhosa, porque, caso fosse aprovado, esse sistema eleitoral submeteria a política brasileira a um golpe de que dificilmente se recuperaria.

Quanto às novas regras para o auxílio-doença e pensão por morte, com o PT se desmilinguindo não serão os “comunistas” que ficarão contra os trabalhadores numa dividida dessas, pouco lhes importando o resultado da votação.

Um símbolo no governo do Maranhão

Aliado do PT desde as primeiras eleições diretas do Brasil redemocratizado, vez por outra querendo peitar o irmão mais velho, mas no fim recolhendo-se ao papel de linha auxiliar que sempre exerceu, o PCdoB está rebelado.

Certamente haveria um limite para a submissão completa e irrestrita, e se há um símbolo dessa mudança é Flávio Dino, eleito governador do Maranhão no primeiro turno, com 63% dos votos, enquanto o PT apoiava Lobão Filho (PMDB), curvando-se mais uma vez ao suposto poder do então senador José Sarney.

Candidatura em Salvador é expectativa

Estremecido com o aliado no plano federal, o PCdoB continua atrelado ao PT na Bahia, ocupando duas secretarias e outros cargos no governo Rui Costa.

De qualquer maneira, a demissão do baiano Vicente Neto da presidência da Embratur e sua substituição por um nome do PMDB pode ter desdobramentos por aqui.

O mais expressivo seria uma candidatura própria a prefeito em Salvador, sempre anunciada, para, no fim, o partido votar em Nelson Pelegrino ou Walter Pinheiro.

Mas pode acontecer o que, na nota “Jogos Olimpolíticos”, este blog previu em janeiro: “O PCdoB baterá em 2016 o recorde de lançamento e desistência de candidato a prefeito de Salvador”.

Para efeito de futura conferência, já está na praça, mais uma vez, o nome da deputada Alice Portugal.

Imprimir Imprimir Enviar por e-mail Enviar por e-mail

Choque hemodin

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos