Nash: um gênio morre em acidente de taxi

DEU NO DIÁRIO DE NOTÍCIAS, DE LISBOA

John Nash, o matemático vencedordo Prêmio Nobel, cuja vida inspirou o filme ‘Uma Mente Brilhante’, morreu num acidente de carro. Nash, de 86 anos, viajava com a mulher, Alicia, de 82 anos, num táxi que derrapou na pista de uma rodovia em New Jersey, costa leste dos Estados Unidos ( na vizinhança de New York), revela o Washington Post. O condutor estaria tentando fazer uma ultrapassagem quando perdeu o controlo do veículo.

John Nash revolucionou o estudo da teoria dos jogos na matemática, tendo sido vencedor do Prêmio Nobel da Economia em 1994. Mas foi através do filme Uma Mente Brilhante, protagonizado por Russell Crowe, que a sua vida se tornou conhecida do grande público. Ao longo de 20 anos, Nash lutou contra a esquizofrenia, que o impediu de se distinguir mais cedo no seu campo de estudos. Era um teórico excpecional, mas frequentemente perturbado pelas alucinações próprias da doença de que sofria.

Foi a obra de Sylvia Nasar, biógrafa de Nash e antigo membro do comitê para o Nobel da Economia, que foi adaptada ao cinema – publicada em 1998 com o nome que seria dado à longa-produção. O filme chegou às telas três anos depois, tendo vencido quatro categorias na premiação do Oscar dE Academia de Hollywood em 2001: melhor filme, melhor realizador, melhor argumento adaptado e melhor atriz secundária.

O ator Russel Crowe, que interpretou o papel de Nash, lamentou no Twitter a morte do matemático. “Abalado. O meu coração está com a família de John e Alicia. Uma parceria espantosa. Mentes brilhantes, corações maravilhosos”.

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos