COM INFORMAÇÕES DO PORTAL DE A TARDE

Morreu manhã desta quinta-feira, 14, aos 81 anos, a historiadora e presidente do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB), Consuelo Pondé de Sena. Ela estava internada no Hospital Português, na capital baiana, desde o último dia 3, devido a complicações cardiopulmonares.

De acordo com o filho da admirada intelectual baiana, Eduardo Pondé de Sena, Consuelo chegou a receber atendimento máximo de emergência médica, mas não resistiu e faleceu por volta das 8h.

O corpo da historiadora será velado durante a tarde, a partir das 14h, na sede do IGHB, na Praça da Piedade, centro histórico de Salvador. O cremação será na manhã desta sexta-feira, 15, às 11h, no Cemitério Jardim da Saudade, em Brotas.

Além de Eduardo (psiquiatra), Consuelo deixa outros três filhos – Maíra Pondé de Sena (psicóloga) e Maria Luíza Pondé de Sena (assistente social), Maurício Pondé de Sena (administrador) -, quatro netos (Fernanda, Pedro, Carolina e Mariana) e dois bisnetos (Lucas e Mateus).

Memória

Nascida em Salvador, no dia 19 de janeiro de 1934, Consuelo Pondé possuía um vasto currículo nas áreas de história, geografia, sociologia e antropologia, tornando-se referência no estado.

Exerceu o cargo de diretora do Centro de Estudos Baianos da Ufba, Associação Baiana de Imprensa, Casa de Ruy Barbosa, Arquivo Público do Estado da Bahia, além de ter sido chefe do Departamento de Antropologia e Etnologia da FFCH da Ufba e conselheira do Conselho Permanente da Mulher Executiva da Associação Comercial, da Associação Comercial e do Conselho Consultivo da Associação Bahiana de Imprensa.

Por muitos anos foi articulista do Jornal A TARDE, onde escrevia nas páginas de Opinião. Atualmente era cronista e articulista do jornal Tribuna da Bahia.

Também publicou uma série de livros, entre eles “Portugueses e africanos em Inhambupe”, “Introdução ao estudo de uma comunidade do agreste baiano: Itapicuru”, “A imprensa revolucionária na Independência” e “Os Dantas de Itapicuru”.

No IGHB, estava em seu quinto mandato como presidente.

==================================
BAHIA EM PAUTA COMENTA: A escritora, historiadora e jornalista Consuelo Pondé de Sena foi sempre, desde o início, uma amiga especial e estimuladora deste site blog.

Bahia em Pauta está de luto com a sua partida.

Em vários momentos, ela colaborou com o BP, através dos seus textos sempre primorosos e de inúmeros estímulos públicos de afeto e generosidade. Bahia em Pauta registra a sua tristeza com a morte de Consuelo, protótipo baiano da mulher brilhante e guerreira do seu tempo.

Através da filha e também amiga querida, Maria Luiza Pondé, vai o abraço de conforto a toda família desta extraordinária intelectual que acaba de partir.

Ficam o exemplo e a saudade.

(Vitor Hugo Soares)

Be Sociable, Share!

Comentários

rosane santana on 14 Maio, 2015 at 18:01 #

Assino embaixo, Vitor. Grande guerreira, Consuelo Pondé, vá em paz!


Graça Azevedo on 14 Maio, 2015 at 21:32 #

Minha grande e querida amiga. Fiquei muito honrada quando este blog publicou um artigo meu e ela escreveu sobre mim : “Sou sua amiga e me orgulho disso”Fiquei envaidecida.
Sua ausência é uma perda imensa para a Bahia e para os amigos uma tristeza sem fim.


Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos