maio
14


DEU NO BLOG POR ESCRITO ( DO JORNALISTA LUIS AUGUSTO GOMES)

OPINIÃO

Reação popular por Lula é previsão furada

Com a experiência de condenado no processo do mensalão e de preso da Operação Lava-Jato, o ex-deputado Pedro Correia foi o primeiro a “oficializar” a possibilidade de o ex-presidente Lula tornar-se, também, um presidiário.

Depondo na CPI da Petrobras, Correia fez, no entanto, a ressalva de que “ninguém tem coragem de botar ele na cadeia” porque “vai existir o que aconteceu na época do Getúlio, quando ele deu um tiro no peito e o povo saiu para rua para quebrar tudo”.

Trata-se, portanto, de mais uma comparação entre Lula e o ex-presidente Getúlio Vargas, e mais uma vez é forçoso dizer, embora esteja se tornando cansativo, que não há e não haverá o menor paralelo entre os dois ex-presidentes.

A propósito, recorde-se que Lula, na origem, praticava o discurso anti-Vargas, um “caudilho” que usou a classe trabalhadora para perpetuar-se no poder, muito ao contrário do PT, que se preparava, com ética e consistência ideológica, para promover a redenção das massas nacionais.

Nada como o tempo para definir os fatos e os agentes políticos mais próximos da verdadeira realidade. No caso do PT e de Lula, foi relativamente pouco tempo, mas suficiente para delinear uma perspectiva histórica incontestável.

Ao contrário do petista, Getúlio jamais teve, na presidência da República, um projeto pessoal, e ao suicidar-se, em 1954, detinha praticamente o mesmo patrimônio com que chegou ao cargo pela primeira vez, na Revolução de 1930.

O “mar de lama” apontado em seu governo por Carlos Lacerda jamais se comprovou. De seu maior detrator, porém, talvez não seja possível dizer o mesmo. De militante comunista na juventude, Lacerda tornou-se rico empresário, com negócios na construção civil e no segmento editorial.

Lula foi simpático no início, mas precisou perder três eleições até conquistar a confiança do povo brasileiro, a qual, no entanto, esboroou-se em poucos anos.

Hoje, o mau conceito que as pesquisas aferem da presidente Dilma atinge-o diretamente, a ponto de ser aconselhado na intimidade a desistir do projeto de volta ao poder em 2018 e tentar “salvar a biografia”.

Caso os fatos evoluam para a possibilidade de que seja processado e condenado, folguem os getulistas remanescentes. Em primeiro lugar, Lula não terá a dignidade do suicídio. Em segundo lugar, sua eventual prisão poderá gerar até perplexidade, jamais a mais leve iniciativa popular de quebra-quebra.

Imprimir Imprimir Enviar por e-mail E

Be Sociable, Share!

Comentários

rosane santana on 14 Maio, 2015 at 10:00 #

Texto muito bom, Luis, mas me permita um reparo: não é o mau governo de Dilma q esbarra em Lula, sao os fatos que inundam continuamente a midia a mostrar que no coracao da lava-jato está o senhor Luis Inacio Lula da Silva. O rei esta nu.


luis augusto on 14 Maio, 2015 at 11:58 #

Obrigado, e você tem razão, Ró-Ró. Me expressei mal no trecho. Quis dizer, e não disse, que Dilma é Lula, afinal não foi ele quem a avalizou? Independentemente de sua culpa direta como big boss.


luis augusto on 14 Maio, 2015 at 11:59 #

E antes que me esqueça: Vítor, você é um rei nas ilustrações. Vai buscar no fundo.


rosane santana on 14 Maio, 2015 at 12:19 #

Seus textos inspiram Victor. São muito bons.


jader on 14 Maio, 2015 at 12:21 #

aqu


jader on 14 Maio, 2015 at 12:21 #

Enaquanto a caravana passa :
http://tijolaco.com.br/blog/?p=26753


Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos