Só dinheiro resolve crise do cacau, diz deputado

O deputado Pedro Tavares (PMDB) defende a tese de que a nota técnica que orientou a tentativa de recuperação da lavoura cacaueira da praga da vassoura-de-bruxa foi inadequada, e por isso os produtores não alcançaram seus objetivos e ficaram com uma dívida que “deixou muitos negativados”.

Agora, o parlamentar quer uma mobilização política, a partir da própria Assembleia Legislativa, para pressionar o governo federal a uma renegociação, porque “não se faz agricultura sem crédito”. Para o parlamentar, “são 20 anos de crise e ninguém tem uma solução”.

A cacauicultura, que oferecia 120 mil empregos diretos e chegou a representar 60% da economia baiana, perdeu a importância. “As famílias foram embora e os municípios que vivem do cacau estão dilapidados”, lamentou Tavares, acrescentando que hoje é possível conviver com a praga, se houver apoio.

Be Sociable, Share!

Comentários

luis augusto on 2 Maio, 2015 at 14:27 #

Corrijamos na primeira linha: “nota técnica”.


vitor on 2 Maio, 2015 at 15:19 #

Correção feita, Luis Augusto. Falha do editor do BP que existe , em tese, para editar e ajudar quando possível. Mas esse que vos fala acabou se atrapalhando. Ou atrapalhado, diria o nosso saudoso Ivan de Carvalho, que semana que vem completará um ano da partida. Mas, por essas e outras (Taciano de Carvalho não me deixa mentir), percebo que ele segue firme entre nós. No BP , no Por Escrito e no Gama Livre.Abração.


Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos