Rosane Santana:pesquisa na Compolitica

A pesquisa “Participação Política dos Eleitores de Salvador Usuários de Redes Sociais nas Eleições de 2014”, da jornalista Rosane Santana, foi destacada como um dos melhores estudos apresentados no VI Congresso Brasileiro de Pesquisadores em Comunicação e Política (Compolítica), realizado entre os dias 22-24 de abril deste ano, na Pontifícia Universidade do Rio de Janeiro PUC-RIO, pelo cientista político da Universidade Federal do Paraná, Sérgio Braga. Ele recomendou a publicação do estudo em revista especializada. “Esse trabalho é, sem sombra de dúvida, um dos melhores deste encontro e já está pronto para ser submetido à publicação”, disse Braga, um dos mais respeitados estudiosos do tema democracia, internet e política no país, após apresentação pública do paper, no Grupo de Trabalho Internet e Política.

O estudo da jornalista baiana investiga como o eleitor de Salvador incorporou as redes sociais, particularmente o Facebook, aos processos de engajamento cívico e participação política nas eleições presidenciais de 2014. Analisa a relação entre as principais variáveis sociodemográficas (sexo, idade e escolaridade), status socioeconômico (renda familiar), interesse político, preferência partidária e os níveis de participação política online e tradicionais (offline) desses usuários.

Os dados foram obtidos através de uma survey realizada na capital baiana, em janeiro deste ano, que investigou variáveis de distintas naturezas relativas ao uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) no processo decisório eleitoral. O questionário aplicado pela P&A foi elaborado pela jornalista, a partir de estudos desenvolvidos em universidades do Canadá e dos Estados Unidos. Os resultados demonstraram que o uso de redes sociais, particularmente o Facebook, foi determinante para a participação política online dos eleitores de Salvador e que as ferramentas interativas daquele site complementaram a participação política tradicional. Rosane Santana estuda internet e política no doutorado em Comunicação e Culturas Contemporâneas da UFBA, considerado o mais conceituado do Brasil na área, e é membro do Centro de Estudos Avançados em Democracia Digital (CEAAD-UFBA).

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos