Wagner, Habib e chineses:”pedra fundamental”
da fábrica da JAC Motors em Camaçari

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DEU NO BLOG POR ESCRITO (DO JORNALISTA LUIS AUGUSTO GOMES)

Dinheiro público emperra JAC Motors

Como demonstra o jornalista Donaldson Gomes, ao abordar, no Correio, a iminente reversão da construção da montadora JAC Motors em Camaçari, governar na Bahia pode ser uma ação entre amigos.

A iniciativa da vinda da montadora é do governador Jaques Wagner, com a colaboração operosa do seu amigo e secretário do Desenvolvimento Econômico, James Correia, hoje demissionário.

Correia – dizemos nós – está saindo por interferência política em sua área, mas pesam os R$ 120 milhões do empréstimo à JAC que a Desenbahia está segurando, por julgar elevado em tempo de arrocho.

De qualquer sorte, não é desprezível uma análise que identifique em mais esse episódio um ato, se não de distanciamento, pelo menos de demarcação de fronteiras entre o governo anterior e o atual.

Desde setembro, quando foi aprovado o financiamento, se anunciava o início das obras para janeiro deste ano. Em fevereiro, com a freada, Correia reclamava à imprensa: “Agora é que veio se descobrir que era muito dinheiro?”

Investimento seria exclusivamente privado

O conto do vigário da JAC Motors, que teve até carro enterrado em Camaçari, incluiu componentes importantes nestes cinco anos. De saída, abriu as portas para um acordo vantajoso de importação que colocou a marca chinesa nas ruas brasileiras.

As etapas se sucedem desde 2011, com a “previsão” de 3.500 empregos, produção de 100 mil unidades anuais e inauguração em dezembro de 2014. O investimento seria de R$ 900 milhões, sendo 80% do sócio brasileiro Sérgio Habib e 20% da empresa chinesa.

Em julho de 2012, o anúncio de que o projeto havia sido cancelado por causa da elevação do IPI e do dólar, que de R$ 1,70 chegou a R$ 2. Mas em outubro daquele ano eleitoral, entre sorrisos do governador Wagner e de Habib, a construção era “confirmada”, para “início imediato”.

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