Joaquim Barbosa: aula de História na rede social

DEU EM O GLOBO

RIO — O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa se disse “chocado” com o depoimento de Pedro Barusco à CPI da Petrobras. O delator, ex-gerente da estatal, explicou como funcionava o esquema criminosos que arrecadava propina ao PT e partidos da base aliada. No Twitter, na madrugada desta quinta-feira, Barbosa listou ainda momentos históricos de ruptura de regimes, e pediu uma reflexão. Segundo ele, no Brasil, “pouca gente pensa nas ‘voltas’ e nas ‘peças’ que a História dá e aplica”.

O ex-ministro não fez menção direta à possibilidade de impeachment da presidente Dilma Rousseff. Ele ressaltou, entretanto, que é um erro analisar a conjuntura do país apenas pela ótica partidária. Veja os Tweets de Joaquim Barbosa:

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/brasil/joaquim-barbosa-se-diz-chocado-com-depoimento-de-barusco-alerta-para-voltas-da-historia-15562181#ixzz3U5UaVzVn
© 1996 – 2015. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Joaquim Barbosa @joaquimboficial

Vamos mudar de assunto? Que tal falarmos um pouco de História? Acho importante no momento atual. Farei 3 singelos posts, p reflexão.

Joaquim Barbosa @joaquimboficial

1) quem diria em maio de 1789 que aquele convescote estranho realizado em Versalhes iria desembocar na terrível revolucão francesa?

Joaquim Barbosa @joaquimboficial

2) em 15/11/1889, nem mesmo o general Deodoro da Fonseca tinha em mente derrubar o regime imperial sob o qual o Brasil vivia. Aconteceu.

Joaquim Barbosa @joaquimboficial
Seguir

3) nem o mais radical bolchevique imaginaria lá pelos idos de 1914 que a 1a guerra mundial facilitaria a queda do regime czarista da Rússia

Joaquim Barbosa @joaquimboficial

Por que fiz esses 3 últimos posts sobre História? Porque no Brasil pouca gente pensa nas “voltas” e nas “peças” que a História dá e aplica.

oaquim Barbosa @joaquimboficial

Como milhões de brasileiros, vi a programação da TV Câmara ontem. Chocante.

Joaquim Barbosa @joaquimboficial

Muitos vêem o que se passou ontem na CD sob ótica puramente partidária. É um tremendo erro. Por que?

joaquim Barbosa @joaquimboficial

Partidos são meros instrumentos. Nossa nação não se construiu e tampouco se define à luz de momentâneos interesses partidários.

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos