==========================================


OPINIÃO:

“Estou fora!”

Rosane Santana

A divulgação da lista dos políticos envolvidos na “Operação Lava Jato”, deixa claro que os empreiteiros depoentes jogaram para salvar a pele, em primeiro lugar, e salvar a pele, em segundo lugar. Primeiro, para evitar uma prisão mais longa. Segundo, para garantir os negócios com o governo, que desde Pedro Álvares Cabral é fonte de fortunas neste país colonial.

Assim, tentaram confundir as torcidas, e conseguiram, entregando os que nada tinham a ver com o caso, para livrar os chefões, e denunciando outros tantos de menor importância, enquanto preservaram alguns, por enquanto, com função de ponte.

Daí a reação intempestiva do vice-governador João Leão, velha raposa política, que provavelmente será inocentado, a julgar pela contundente resposta, a mais contundente até agora, de um político acusado de envolvimento no escândalo.

Como o jornalismo de hoje não pode dar conta da profusão de notícias, num quadro de quebra do monopólio da informação pela imprensa, a confusão entre culpados e inocentes se estabelece. Nesta conjuntura, infeliz e temerariamente, torcidas organizadas tomam partido, gerando um clima de Fla x Flu, que congestiona a mídia tradicional e as “social medias” (Facebook, principalmente), desde a campanha eleitoral.

Estou fora!

Rosane Santana é jornalista e mestre em História pela Universidade Federal da Bahia-UFBA

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos