fev
16

====================================

O carnaval no Brasil é amor maior!

Maria Aparecida Torneros

Pela quantidade de sorrisos pode se medir um povo? Pelo descontraído pula pula nas ruas de um país durante o período carnavalesco pode se imaginar a paz possível? Pela irreverência de uma gente que se aventura no corre corre cantado e dançado na trégua da sua vida cansada pode se medir o amor que paira nos ares brasileiros capaz de se sobrepor a qualque guerra em terras próprias ou alheias?
Esse é o carnaval no Brasil

Um momento único

Quando o povo toma o espaço e realmente governa. As comunidades se apresentam em essência. Os corruptos se escondem ou se apagam. Perdem as manchetes. São esquecidos ou ignorados

Os políticos nem conseguem tirar casquinha da mídia. Suas manobras eleitoreiras são nada diante de enredos que as escolas blocos e trios elétricos trazem ao topo da comemoração

ETA Brasil amoroso e festeiro. Viva o Galo da madrugada desde o Recife
Salve o axé baiano

Uma reverencia especial à festa carioca e suas mil facetas. São Paulo e seu carnaval ressuscitado. Minas e seu jeitinho gostoso de brincar nos clubes e praças. O Nordeste todo e o Norte caboclo com samba e lendas indígenas ou históricas.

É possível imaginar um lugar de tanta festa onde ninguém pensa em bomba ou ódio? No Brasil apesar de sabermos da violência que se registra e da corrupção que mostra a cara, existe uma época de trégua chamada carnaval.

Gigantesca folia que dura semanas. Que povo no mundo é capaz de ocupar país tão imenso com alegria por tantos dias?
Ora. Guerras à parte, o negócio é curtir a festa e sair por aí pulando e cantando. Ò abre alas que eu quero passar. Depois do carnaval enfrentamos tudinho. Agora pausa para essa loucura nacional. Carnaval é amor e não guerra.

Cida Torneros, jornalista e escritora, mora no território livre de Vila Isabel, templo do samba e do carnaval carioca. Editora do Blog da Mulher Necessária, onde o texto foi publicado originalmente.

Be Sociable, Share!

Comentários

ermelinda rita on 16 Fevereiro, 2015 at 5:25 #

Parabéns pela percepção sempre aguçada.No Carnaval as pessoas esquecem os problemas e vivem os dias de felicidade.Como Cida diz : ” Carnaval no Brasil é amor maior !”


Cida Torneros on 16 Fevereiro, 2015 at 5:32 #

Oi querida Ermê, aí na rádio Globo CBN em plantão de carnaval. Viva o povo brasileiro que tem essa patrimônio e aproveita para espantar tristezas no carnaval. Bjs.


Eliane on 16 Fevereiro, 2015 at 9:15 #

Cida como sempre vê o lado positivo das situações.Parabens possuir tal capacidade de ver o mundo e as pessoas.Viva nosso povo sofrido mas alegre como nenhum outro.


Cida Torneros on 16 Fevereiro, 2015 at 19:57 #

Oi Eliane, bjs mil e feliz carnaval!


Elvira Nery on 17 Fevereiro, 2015 at 20:21 #

Viva o Povo Brasileiro !Ontem no carnaval da Mudança do Garcia, em salvador, vi e senti mais uma vez como é a força do nosso povo!Alegre ludico e sofrido mas firme não deixa a peteca cair.


Cida Torneros on 18 Fevereiro, 2015 at 12:54 #

Oi Elvira VC tá coberta de razão. Alegria é patrimônio do coração de grande parte do povo brasileiro. Viva nós! Bjs


Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos

  • Fevereiro 2015
    S T Q Q S S D
    « jan   mar »
     1
    2345678
    9101112131415
    16171819202122
    232425262728