=================================================

DEU NO BLOG POR ESCRITO (DO JORNALISTA LUIS AUGUSTO GOMES)

Cunha em ação: o futuro está nas mãos do destino

Parlamentares experientes observam, em conversa informal na Assembleia Legislativa, que o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, veio do baixo clero.

Trata-se daquela parte do plenário constituída por nomes desconhecidos e supostamente caudatários de uma elite, comparáveis ao escorraçado Severino Cavalcanti.

Não interessa. Vale o que está em vigência. Da mediocridade de uma suplência em 1998, o atual presidente chegou a líder de uma grande bancada em 2013.

Em ação nos primeiros dias de mandato num dos Poderes da República – ninguém pense que é menos que isso –, Cunha exibe ação de natureza variada. Dá o pontapé inicial da reforma política e aprova convites em bloco para que os 39 ministros vão à Casa debater.

Como se achasse pouco, viabiliza a CPI da Petrobras e aprova o orçamento impositivo para as emendas parlamentares, onerando em mais de R$ 9 bilhões por ano as contas do governo para atender a deputados e senadores em suas bases.

Mas é na calculada malícia de não “ver espaço” para a discussão do impeachment da presidente Dilma Rousseff que demonstra toda a prudência seletiva que caracteriza os que pretendem dar grandes saltos.

Ao tempo que avança em sua, digamos, agenda, inclusive nos itens mais passíveis de grande polêmica, como o aborto, coloca a presidente numa espécie de camisa de força – não que o governo esteja louco, mas é que é difícil mexer-se dentro dela.

A menos que se prove escandalosamente alguma coisa contra ele, das que derrubaram o próprio Severino, Eduardo Cunha continuará uma carreira em ascensão que pode resultar até na tão aguardada candidatura do PMDB à presidência da República. Semelhanças com Renan Calheiros não lhe seriam fatais.

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos

  • Fevereiro 2015
    S T Q Q S S D
    « jan   mar »
     1
    2345678
    9101112131415
    16171819202122
    232425262728