fev
10

===================================================

DEU NO BLOG POR ESCRITO (DO JORNALISTA LUIS AUGUSTO GOMES)

Deputado alivia discurso sobre mortes na periferia

Noticia-se que o deputado João Carlos Bacelar (PTN) ficou “indignado” com as ações da PM que resultaram em 15 mortes em dois bairros populares de Salvador, atribuindo-as à inexistência de educação de qualidade na periferia, que conduziria os jovens à marginalidade.

”De um lado, temos uma ampla parcela da juventude negra da periferia sem oportunidade de estudo e trabalho. Do outro lado, a polícia, que diante de uma situação de perigo imediato, precisa decidir se atira ou não”, afirmou o parlamentar, imitando a declaração do governador Rui Costa sobre “o artilheiro na hora do gol”.

Com a carreira e os mandatos, na oposição, sempre voltados para esse, digamos, público, Bacelar, no governo, dá uma guinada radical no discurso histórico, em que condenava com veemência os autos de resistência e falava em “extermínio” e “genocídio” na Bahia.

————————————————
Um passeio pelo passado recente

Em maio de 2010, este blog publicou matéria em que Bacelar lamentava que “a nossa polícia esteja se transformando em agentes de extermínio” e questionava por que “esses autos de resistência só matam pobres e negros” – numa referência ao documento em que o delegado justifica a morte praticada pelo agente.

Em novembro do ano seguinte – para se aferir a extensão do trabalho político do deputado –, o Fórum Estadual da Juventude Negra do Maranhão publicava texto em que ele cobrava ação para conter o que tachou de “genocídio contra jovens negros pobres, moradores da periferia”.

Há pouco mais de um ano, em novembro de 2013, em artigo publicado na seção de educação do site Política Livre, o próprio Bacelar reclamava de que “o aumento da violência contra os jovens negros tem provocado ainda um debate silencioso”. E assim, presume-se, continuará.

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos

  • Fevereiro 2015
    S T Q Q S S D
    « jan   mar »
     1
    2345678
    9101112131415
    16171819202122
    232425262728