Pinto: “jus sperniandi” ameaçado por Nilo
==================================

DEU NO BLOG POR ESCRITO (DO JORNALISTA LUIS AUGUSTO GOMES)

Corda estica na Assembleia Legislativa

Deputados do PT reuniram-se hoje após a sessão solene da leitura da mensagem do governador Rui Costa e “a ideia”, segundo a deputada Luiza Maia, continua sendo “questionar na Justiça a legalidade do processo” que conduziu o deputado Marcelo Nilo (PDT) ao quinto mandato de presidente da Casa.

A parlamentar informou que a conversa envolveu a bancada, o presidente regional, Everaldo Anunciação, e advogados do partido, que estão estudando a fórmula adequada para o recurso judicial, ao qual se daria entrada segunda-feira próxima, embora o líder Rosemberg Pinto houvesse dito, mais cedo, que a medida seria tomada “até amanhã”.

Indagado sobre a movimentação petista, o deputado Marcelo Nilo disse que reagirá a qualquer iniciativa que ponha em risco sua eleição: “Se a bancada entrar com uma ação, romperei com a bancada. Se o partido subscrever, romperei também com o partido”, ameaçou. Por Escrito tentou, sem êxito, um contato com o deputado Rosemberg.
Imprimir Imprimir Enviar por e-mail Enviar por e-mail
Rosemberg diz que Nilo mentiu sobre PEC

———————

Mesmo num dia solene, com a presença do governador Rui Costa na Assembleia Legislativa, a polêmica sobre a eleição do presidente da Casa continuou acesa, com o líder do PT, Rosemberg Pinto, declarando a toda a imprensa reunida na sala do cafezinho que o presidente Marcelo Nilo é “mentiroso”.

Os jornalistas abordaram o petista para perguntar sobre as medidas judiciais que serão tomadas pela bancada na tentativa de anular a eleição de presidente. Rosemberg adiantou que será feita uma Ação Direta de Inconstitucionalidade e haverá também a impetração de um mandado de segurança “de hoje para amanhã”.

Rosemberg disse que Nilo usa os critérios “de acordo com sua conveniência”. Em 2013, teria dito que a questão da reeleição na mesma legislatura “não estava regulada” e que ele apoiaria uma emenda constitucional para proibi-la. “Agora ele diz que de uma legislatura para outra não se caracteriza a reeleição”.

Questionado por um repórter sobre a afirmação do presidente de que, há pouco mais de um ano, retirara a PEC contra a reeleição a pedido dele próprio e do depuitado Paulo Rangel (PT), Rosemberg foi taxativo: “É mentira dele! Podem escrever aí que ele é um mentiroso”.

Segundo o líder do PT, Nilo se comprometeu a levar a PEC ao plenário e, embora não fosse, pessoalmente, votar a favor, se absteria de fazer campanha contrária. “Em vez disso, ele fez manobra, chamou os deputados ligados a ele ao seu gabinete e orientou-os a esvaziar a sessão para que a emenda fosse derrotada por falta de número”.

Diante da situação, o deputado Rangel, e não ele, “entendendo que era uma manobra, solicitou a exclusão da matéria da pauta”, disse Rosemberg, acrescentando que deputado Marcelo Nilo confessou a estratégia ao próprio governador Rui Costa, ainda na campanha eleitoral. “Ele disse isso ao governador e a mim numa viagem que fizemos a Itapetinga”.
=====================================

Insatisfação da bancada iria além da eleição

No meio político, a versão corrente é de que Rui Costa, assim como não quer agora a judicialização da disputa, desejava que a bancada petista apoiasse Nilo, que já estava com a vitória praticamente assegurada, para não causar fissuras na base exatamente no início do governo.

Não teria conseguido não apenas por causa da disposição pessoal de Rosemberg de candidatar-se, mas porque parte dos deputados não está muito satisfeita com a distribuição de cargos, especialmente com a destinação que poderá ter a Embasa.

Fonte deste blog confidenciou que Rui teria tentado dissuadir Rosemberg, aconselhando-o a “colar em Marcelo como vice” para ter sua oportunidade na próxima eleição, daqui a dois anos.

Na solenidade de hoje, chamaram a atenção as diversas referências – pelo menos cinco – que o governador, ao longo do discurso, fez ao presidente da Casa, o primeiro parabenizando-o pela “expressiva vitória”, decorrente da “absoluta vontade de seus pares”.
(LAG)

Be Sociable, Share!

Comentários

rosane santana on 4 Fevereiro, 2015 at 13:23 #

Se levarem adiante, o ganancioso presidente perde, por isso faz ameaças. Dos petistas, acredito em Maria Luiza. E uma mulher de fibra. Tem meu voto.


Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos

  • Fevereiro 2015
    S T Q Q S S D
    « jan   mar »
     1
    2345678
    9101112131415
    16171819202122
    232425262728