jan
30


Alana:passaporte para o sucesso
===============================================

ARTIGO/EDUCAÇÃO

De Paulo Afonso ao Rio com passaporte do ENEM

Ana Vieira

Quando Alana Soares, há três anos , me disse que estudaria no Rio de Janeiro , custei a acreditar .Determinada , deixou a cidade de Paulo Afonso, no sertão da Bahia, e o dengo dos pais para viver na Cidade Maravilhosa antes dos 15 anos.
Foi uma oportunidade fantástica para a inteligente e estudiosa Alana. Ela vencera concorridíssima seleção nacional para a Escola Modelo do SESC ( na Barra da Tijuca )uma experiência de educação no modelo escola – residência com ensino em tempo integral, que começou em 2008,reunindo adolescentes de todo o Brasil.
Ano passado, no calor das eleições, fiquei impressionada com a visão de Alana sobre política nas nossas conversas no Facebook. Como aquela menininha que carreguei no colo tinha crescido!! Porque não basta a escola passar conhecimento, mas formar o cidadão.
Os pais de Alana – José Santos Filho e Vanda Soares Santos – estão colhendo os frutos pela decisão de garantir à filha educação de qualidade, mesmo enfrentando os medos e a saudade. Com a prova do ENEM, Alana foi selecionada para os cursos de Direito e Relações Internacionais. Optou pelo último. Estudiosa e inteligente ( é prima do editor do Bahia em Pauta, Vitor Hugo Soares), Alana tem tudo para tornar-se diplomata.
Estou muito feliz com o sucesso da minha sobrinha pelo coração. Como Brizolista acredito na educação como fator de transformação da sociedade e caminho legítimo de ascensão social e econômica.
Que o SESC multiplique sua experiência exitosa com mais escolas de Ensino Médio de qualidade neste Brasil continental.

Ana Maria Vieira é jornalista

Be Sociable, Share!

Comentários

Ruth Delmar on 30 Janeiro, 2015 at 23:51 #

Parabéns Ana Vieira, muito bom o seu artigo!!


rosane santana on 31 Janeiro, 2015 at 4:31 #

Parabéns, Alana!


luís augusto on 31 Janeiro, 2015 at 8:07 #

Ana, a moça teve a quem puxar, como se dizia. Foi bom ler você, uma irmã em Brizola.


Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos