DEU NO BLOG POR ESCRITO (DO JORNALISTA LUIS AUGUSTO GOMES)

BLAGUE NO BLOG – Direito de imagem

Pode parecer brincadeira, absurdo ou que nome se queira dar, mas houve um longo tempo no Brasil em que o cafezinho era tabelado. De vez em quando, a extinta Sunab baixava portaria dizendo quantos centavos custaria a consumida infusão, e assim era necessário que a imprensa noticiasse.

A Tribuna da Bahia, para ilustrar a matéria, geralmente publicava a mesma foto, do espanhol Pepe, dono do bar em frente, encostado, sonolento, na máquina de café Monarcha, aquela niquelada que mais parecia um castelo cheios de torneiras, colocada sobre o balcão.

A cada aumento do cafezinho, lá estava Pepe, com a cabeça pendente e os olhos semicerrados, de quem já passou da hora de fechar o estabelecimento. Até que um dia não aguentou: atravessou a rua e foi à Redação pedir ao secretário Chico Ribeiro Neto que, por favor, tirasse aquela foto do arquivo.

Be Sociable, Share!

Comentários

vangelis.a on 24 Janeiro, 2015 at 20:18 #

A descrição do sonolento Pepe é perfeita. Pepe e Rafael fazem um falta enorme. Saudades. Que Deus os tenha em sua guarda…
RIP.


rosane santana on 25 Janeiro, 2015 at 5:28 #

Bons tempos, Luis. Adorei!


luís augusto on 25 Janeiro, 2015 at 7:59 #

Só uma dúvida, Vangelis.a: quem é Rafael?

Quanto a Pepe, de nome José Garrido Rivas, está vivo, com 78 anos. Vejo-o frequentemente nos jogos de dominó do Centro Espanhol.

Por coincidência, escrevi a nota sem saber que um dia antes ele havia sofrido um acidente doméstico e fraturou a bacia. Está “de molho” por dois meses.

Ró-Ró, prometo que continuarei vasculhando a memória para achar outras boas histórias daquele tempo.


vangelis.a on 25 Janeiro, 2015 at 8:57 #

Boa pergunta, Luis. Seu texto levou-me a uma digressão citando outros dois espanhóis, que não estão mais conosco, o homônimo Pepe e Rafael seu irmão mais novo, donos do Cólon onde muitos pinguços enchiam a cara com as doses generosas de uísque com gelo servidas sem o dosador. São apenas lembranças. Vida que segue…


luís augusto on 25 Janeiro, 2015 at 12:07 #

Então houve uma pequena confusão: são dois Pepes.


vangelis.a on 25 Janeiro, 2015 at 13:59 #

São muitos, há o da Perini também… hahahahaha


Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos