Refinaria de Mataripe:dois acidentes em menos de sete dias

===============================================

DEU NA TRIBUNA DA BAHIA

A explosão na Refinaria Landulpho Alves, em Mataripe, no Recôncavo Baiano, aconteceu neste domingo (18/1), durante parada de manutenção na Unidade Geradora de Hidrogênio de uma das mais importantes refinarias da Petrobras no País.

Além de fogo a explosão gerou deslocamento do ar, projetando os trabalhadores contra outras estruturas.

Os operários feridos são os caldereiros José Adailton e Jonas Leal e Jucineide de Jesus, todos de empresas terceirizadas. Eles sofreram queimaduras de 20 a 70% do corpo e traumatismos, sendo levados para o Hospital de Medicina Humana, no município de Candeias.

Na quarta-feira (14), uma queda de energia provocou incêndio em outra unidade e o desarme de máquinas, equipamentos e instrumentos de segurança em outras unidades.

A queda de energia causou problemas no sequenciador dos absorvedores, bloqueando todo o sistema e pressurizando a linha de querosene. Uma válvula de segurança (PV-30043) não funcionou perfeitamente e houve vazamento de querosene em alta temperatura para a atmosfera, ocasionando incêndio no local.

Segundo a direção de dois sindicatos – o Sindipetro Bahia e o Sittican, “acidentes como o deste domingo podem ser consequências das paradas de manutenção com prazos exíguos e extensas jornadas de trabalho impostas aos que trabalham na refinaria”.

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos