jan
11
Postado em 11-01-2015
Arquivado em (Artigos) por vitor em 11-01-2015 22:06


Brito Cunha, Adeus!
=====================================================
A jornalista Rosane Santana postou no final da tarde deste domingo, 11, a seguinte nota em sua página no Facebook, sobre o falecimento do jornalista Brito Cunha , que atuou durante décadas (incluindo os anos loucos da ditadura) na redação do jornal A Tarde.

LUTO
Faleceu, neste domingo à noite, o elegante amigo e competente profissional, colega de redação em A TARDE, durante muitos anos, jornalista Brito Cunha. Meu abraço fraternal em Márcia Brito Cunha, sua filha, e toda a família. Descanse em paz, Brito. Saudades eternas de seu estilo cordial, sóbrio, simples, sereno e leal. O corpo será cremado em cerimônia marcada para amanhã, segunda-feira, 12 de janeiro, às 9 horas, no Jardim da Saudade.
================================================
Acrescento algumas palavras e um depoimento pessoal de lealdade e gratidão ao que minha querida colega e colaboradora deste site blog escreveu:

Elegância é mesmo a palavra perfeita para definir Antônio Maria de Brito Cunha. Profissional e pessoalmente. Ao lado disso, o jornalista falecido este domingo, 11, aos 79 anos, era figura singular de notável aplicação e competência técnica e honestidade intelectual em seu oficio. Extrema simplicidade, modéstia e afabilidade eram suas marcas inerentes de personalidade.

Foi também auditor fiscal aposentado da Fazenda estadual, colega e amigo de meu pai. Um registro à parte, quem sabe um aviso ao velho Alaôr da chegada lá em cima de figura que ele e tantos baianos admiravam.

Trabalhei ao lado de Brito Cunha alguns anos, quando ele era secretário de redação de A Tarde, ainda na Praça Castro Alves. Mais recentemente nos reencontramos na redação da Avenida Tancredo Neves. Jamais vi ou ouvi Brito Cunha dar um grito descontrolado (tão comum nas redações) , agir com descortesia ou deslealdade, mesmo nas horas mais tensas da vida do jornal.E olha que era tempo de ditadura!

Recém saído da Faculdade de Jornalismo da UFBA, durante noitada boêmia em uma antiga cervejaria no bairro de Ondina, recebi de Brito Cunha o primeiro convite para trabalhar ao seu lado na redação do maior jornal do Nordeste na época. Uma honra para mim, da qual Brito Cunha jamais fez cobrança, mas que eu sempre fazia questão de lembrar quando o encontrava pessoalmente ou em textos que escrevi . Um preito de reconhecimento e gratidão.

Há tempos sem revê-lo, a notícia da morte de Brito (como eu o chamava), que recebi por telefone da colega e amiga comum Rosane Santana, me emociona até as lágrimas .Na Bahia, é perda grande e histórica para o jornalismo, a ética e para a cidadania.
Com saudades.
( Vitor Hugo Soares)

Be Sociable, Share!

Comentários

Marinaldo Mira on 12 Janeiro, 2015 at 12:33 #

Bela leitura de V.H.S. sobre o colega Brito Cunha; perfeita. Brito integrou time top de A TARDE, ao lado de Silva Filho, Walmir Veloso Palma, Seo Porrêta (que já nos deixaram), Roberto Vicente, entre outros! Trabalhei pelo menos 20 anos ao lado de Brito, aprendi muito com ele – principalmente – a manter a calma na hora do estresse maior! Brito é o que podemos chamar de espírito evoluído, como poucos!


Francisco Ribeiro de Carvalho on 12 Janeiro, 2015 at 13:23 #

Brito Cunha integrava uma geração de ouro da imprensa baiana, que vem ficando mais pobre com a visita da morte, inclemente e certeira. Com ele aprendi os primeiros passos no dia a dia de A Tarde, ensinados com a maestria de um profissional sério e competente que sabia aliar sólidas lições à lhaneza e à fidelidade de um grande amigo. Felizes os que tiveram o privilégio de conhecer Brito Cunha e hoje recordam com saudade sua presença. Um abraço, Brito. Chico Carvalho.


Vá em paz, Britto… | Blog do Brown on 12 Janeiro, 2015 at 20:58 #

[…] Bahia em Pauta: Morre Britto Cunha e a Bahia perde um de seus jornalistas mais elegantes e referenci… […]


[…] Bahia em Pauta: Morre Britto Cunha e a Bahia perde um de seus jornalistas mais elegantes e referenci… A TARDE: Imprensa baiana perde Britto Cunha >Voz da Bahia: Familiares e amigos se despedem de Britto Cunha […]


Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos