Cel. Anselmo: novo comandante da PM baiana

================================================

Ex-soldado Prisco:deputado tucano com mais de 100 mil votos
========================================================

DEU NO BLOG POR ESCRITO (DO JORNALISTA LUIS AUGUSTO GOMES)


Prisco lidera os trabalhadores em segurança

Deve ser difícil para um coronel da Polícia Militar, com décadas de formação baseada na hierarquia e, pode-se dizer, obediência cega, engolir avaliações e comentários sobre sua indicação ao comando geral proferidos por um ex-soldado, excluído da corporação, afinal, por ato de indisciplina.

Mas essa é a realidade da Bahia, com a qual o coronel Anselmo Brandão terá de conviver, mesmo porque o ex-soldado em questão, Marco Prisco, é uma autoridade constituída, primeiro, como vereador, cujo mandato exerce, e depois, como deputado estadual, cadeira que assumirá no dia 1º de fevereiro.

A eleição de Prisco com 107 mil votos não deixa dúvida quanto a sua ascendência sobre a tropa, tendo sido possível, nas seções eleitorais do último dia 5 de outubro, ouvir soldados e mesmo oficiais telefonando ou dando o recado diretamente: “O número é 45190”.

O prestígio de Prisco não nasceu da noite para o dia. Líder da greve de 2001 e expulso da PM, relatou que teve no então deputado Jaques Wagner um dos maiores incentivadores do movimento. Mas não contou com sua solidariedade quando assumiu o governo do Estado e recusou-se terminantemente a reintegrá-lo, apesar de decisões judiciais favoráveis.

Seguramente, essa posição contribuiu para o crescimento da figura de Prisco, alçado e confirmado na liderança, digamos, sindical, de um efetivo estimado em 30 mil homens, que deixaram de ser oficiais e praças a serviço do Estado e assumiram a simples condição de trabalhadores em segurança pública.

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos