El Mundo destaca prisão de Socrayes

===============================================

DEU NO DIÁRIO DE NOTÍCIAS, DE LISBOA

Com maior ou menor destaque, edições online dos jornais internacionais noticiam a prisão preventiva de José Sócrates. Algo que nunca tinha acontecido na história da democracia portuguesa, lembra o El Mundo.

A edição online do New York Times transcreve uma notícia da agência Associated Press: “Ex-primeiro-ministro de Portugal fica preso em caso de fraude”. E o prestigiado britânico Financial Times (FT) faz manchete da sua seção de Internacional com uma notícia com o título “Caução recusada ao antigo PM português José Sócrates”.

Numa notícia muito completa, o FT escreve que este é o “mais recente imprevisível desenvolvimento de uma investigação anti-corrupção com o nome de código ‘Operação Marquês’ que abalou a política portuguesa”.

Nos jornais espanhóis, o caso ganha igualmente relevo. O El Mundo dá-lhe mesmo destaque logo na página de entrada da sua pagina na internet, com o título “Prisão preventiva para o ex-primeiro-ministro português, José Sócrates”. O jornal destaca que é a primeira vez que algo deste gênero acontece na democracia do país.

Já o El País não dá um destaque tão visível à notícia, mas desenvolve na sua seção Internacional a história, com o título “O juiz manda para a prisão o ex-primeiro-ministro de Portugal”. Título semelhante tem o ABC e o Publico.es

Na França, país onde José Sócrates tem passado muito do seu tempo desde que deixou de ser primeiro-ministro – quando foi detido, sexta-feira no aeroporto, desembarcava de um voo de Paris – o caso é também devidamente noticiado. Tanto o Le Monde como o Le Figaro transcrevem uma notícia da agência AFP, que começa com a frase: “Portugal prepara-se para uma nova onda de choque”. Isto numa notícia que lembra, mais à frente que Sócrates tem “um apartamento luxuoso em Paris.

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos