===========================================================

DEU NO JORNAL O GLOBO

por Cristiana Lôbo
Lula dá conselhos a Dilma em Brasília sobre a reforma ministerial

No primeiro dia em Brasília depois da viagem à Austrália para a reunião do G-20, a presidente Dilma Rousseff conversou longamente na tarde desta terça-feira (18) com o ex-presidente Lula sobre a composição do primeiro escalão no segundo mandato da petista.

Para despistar os jornalistas que faziam plantão na porta do Palácio da Alvorada, o encontro aconteceu na residência oficial do Torto – onde Lula morou durante o período em que a residência oficial da Presidência estava em reforma. Dilma deixou o Alvorada por um portão lateral sem ser vista pelos repórteres que cobrem o dia a dia do palácio.

Lula, como se sabe, tem sugerido à presidente nomes para o Ministério da Fazenda, em substituição a Guido Mantega. O padrinho político de Dilma também tem recomendado que o novo comandante da economia seja anunciado logo para dar um sinal ao mercado de qual política econômica será adotada no segundo mandato.

A preferência de Lula é pelo ex-presidente do Banco Central Henrique Meirelles, que comandou a autoridade monetária durante seu governo. A segunda opção do ex-presidente da República seria Nelson Barbosa, que ocupou o cargo de secretário-executivo de Guido Mantega na Fazenda.

Pelo menos dois ministros compareceram ao encontro de Dilma e Lula: Aloízio Mercadante (Casa Civil) e José Eduardo Cardozo (Justiça). Considerado um “coringa” no próximo governo, o governador da Bahia, Jacques Wagner, também se juntou à reunião.

O nome de Jacques Wagner é cotado para a presidência da Petrobras, se a mudança for ser feita imediatamente, e até mesmo para o lugar de Aloizio Mercadante, na Casa Civil.

O PT gostaria de contar com o governador baiano no Ministério das Comunicações, que reuniria também a verba de publicidade que hoje está concentrada na Secretaria de Comunicação Institucional. O próprio Wagner chegou a mencionar o Ministério de Indústria e Comércio como uma das pastas em que gostaria de atuar no primeiro escalão.

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos