=============================================================

DEU NO PORTAL EUROPEU TSF

O Jornal de Angola voltou hoje a criticar Portugal num editorial no qual afirma que «fazer carreira política» naquele país envolve «falar mal» do Presidente, José Eduardo dos Santos, dos políticos e dos empresários angolanos.

Num extenso editorial intitulado de “Atitude desleal”, e que já no final é explicado com alegadas referências na comunicação social portuguesa ao envolvimento de cidadãos angolanos no caso dos vistos “gold”, o jornal estatal recorda que os empresários nacionais «investiram milhares de milhões de euros em Portugal nos últimos seis anos».

«Primeiro, por causa dos afetos, depois pelos negócios. E o investimento em Angola tem uma vertente: ajudar um país irmão a debelar a crise e superar as dificuldades econômicas e financeiras em que está mergulhado. Noutro sentido, milhares de portugueses procuram também trabalho em Angola. Todos são bem-vindos, embora alguns se comportem como ocupantes», diz o editorial do JA.

Recorda que os angolanos «investiram em todos os setores da economia portuguesa», que os empresários portugueses «fizeram o mesmo em Angola» e que «ninguém se queixou do ambiente de negócios, das facilidades institucionais, das parcerias constituídas».

«Se alguma coisa corre mal, os problemas resolvem-se nas sedes próprias e nunca na comunicação social angolana», observa. Contudo, referindo-se diretamente a políticos – como João Soares e Francisco Louçã -, ou jornalistas – ao casal José Eduardo Moniz (apelidado de “consultor de telenovelas”) e Manuela Moura Guedes -, o Jornal de Angola aborda o peso das críticas portuguesas.

«A situação é de tal forma anômala que até fica a ideia de que quem quiser fazer carreira política em Portugal tem que falar mal do Presidente de Angola, dos políticos angolanos que fazem parte do partido [MPLA] que venceu as eleições com maioria qualificada, dos nossos empresários, mesmo dos que investem elevadas somas para ajudar Portugal a sair da crise», acrescenta.

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos