==================================================================

DEU NO BLOG POR ESCRITO

BLAGUE NO BLOG – Desconstruindo o editor

Luis Augusto Gomes

Um pequeno jornal semanal, em formato tabloide, teve grande circulação em Salvador nas décadas de 60 e 70, quando era distribuído gratuitamente, aos domingos, em milhares de residências dos principais bairros da cidade.

Dirigido, entre outros profissionais, pelo jornalista José Morais, era chamado de “IC”, sigla de “Indústria e Comércio”, setores que a empresa queria sensibilizar, e conseguiu, pois o patrocínio garantiu sua circulação por muitos anos.

Eram também os anos das comunicações difíceis e do avanço tecnológico em segmentos específicos, sendo exemplo mundial o Japão, que, derrotado e dominado na Segunda Guerra, ressurgia 20 anos depois como candidato a potência econômica.

Foi quando Morais, nas leituras a que tinha acesso, conheceu nova técnica japonesa para construção civil, reciclando lixo, e na chamada de título que fez para a primeira página escreveu: “Japão já constrói casas com lixo”.

Pouco ligado no progresso científico, e com a memória apenas de que a Terra do Sol Nascente era um país destruído por bombas atômicas, o revisor quis consertar e lascou: “Japão já constrói casas com luxo”. Morais quase enfarta ao ver o jornal impresso.

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos