Lina no vão do MASP em construção…
———————————————–


Clicada por Parrella

===========================================================

DEU NO UOL/FOLHA

Morreu na madrugada desta quarta-feira (5) o fotojornalista americano Lew Parrella, 87, famoso por registrar a arquiteta Lina Bo Bardi (1914-1992) durante os trabalhos no vão livre do Masp, em 1967.

Parrella será enterrado nesta quinta-feira (6) no cemitério da Vila Mariana, às 12h. Ele estava internado há semanas na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e morreu em decorrência de uma pneumonia.

O fotógrafo nasceu em 1927, na cidade de New Haven, no Estado de Connecticut (EUA), e estava radicado no Brasil desde 1961.

Entre 1964 e 1971, foi chefe e diretor de fotografia na editora Abril. Trabalhou em revistas como “Quatro Rodas”, “Claudia”, “Manequim” e “Realidade”, para onde fez a foto clássica de Lina.

Segundo o pesquisador de fotografia Ângelo Manjabosco, o trabalho de Parrella foge aos padrões de espontaneidade do fotojornalismo, porque eram “perfeccionistas” e “meticulosos”.
Lew Parrella – 2.out.97
A arquiteta Lina Bo Bardi durante a construção do Masp em abril de 1967; ela foi clicada por Lew Parrella
A arquiteta Lina Bo Bardi durante a construção do Masp em abril de 1967; ela foi clicada por Lew Parrella

Ele era assim não apenas com seus trabalhos, mas também na vida. É o que afirmam amigos e colegas, como a fotógrafa norte-americana Maureen Bisilliat, com quem trabalhou na Abril.

Bisilliat lembra que ele mostrava isso até nos momentos de responder ao “como vai”. “Se você fizesse essa pergunta no telefone, ele te explicava minuciosamente como estava mesmo”, afirma.

“Ele era mestre na fotografia de interiores, que não era a coisa mais fácil na época, porque simplesmente não se podia errar. Na Abril, mais do que um jornalista, ele pode ser considerado um arquiteto ou um arquiteto de interiores. Não largava até conseguir o que esperava”, conclui.

Recentemente, Parrella doou todo seu acervo pessoal para o Masp, que está no processo de catalogação

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos