Ao retornar a Salvador, depois de rápida viagem ao Chile, dei um clique no endereço do Blog Terra Magazine, na minha relação de Favoritos, para atualizar a leitura de um de meus sites preferidos. Dele fui colaborador durante anos, a convite de seu criador, Bob Fernandes, jornalista, editor e querido amigo desde as batalhas na redação da sucursal do Jornal do Brasil, na Bahia.

Espanto: no endereço clicado mais de uma vez (para tirar dúvidas) nem sombra ou vestígios do Terra Magazine que deixara vivo dias antes. Nada das notícias, opiniões, comentários do bravo TM ou de seus integrantes.

No lugar, um arremedo de site informativo, com as marcas evidentes da pressa e da improvisação.

No site, nem ao menos uma nota de pé de página do Terra, mesmo que improvisada ou meramente formal, informando e explicando aos leitores os motivos para o fim tão drástico e melancólico do Terra Magazine.

Além da perda o coice, portanto.

Uma nota de Bob Fernandes, em sua página no Facebook, e uma matéria com o jornalista, na revista Imprensa, lançam alguma luz sobre o fim de TM. Bahia em Pauta reproduz nota e matéria, e seu editor abraça Bob com o afeto e a lealdade de sempre, e aguarda as boas notícias que ele promete para breve.

Por fim, um registro de pesar e indignação por mais esta perda do jornalismo brasileiro.

(Vitor Hugo Soares)

============================================================

Bob Fernandes, no Facebook

Queridos amigos e amigas, muitíssimo obrigado, em meu nome e de todos que fizeram Terra Magazine. Daqui a pouco, espero que o mais breve possível – e depois de respirar- vamos precisar de todos os amigos e todas as amigas para uma nova largada. Vamos conversando. Às segundas e quartas à noite seguiremos com os comentários na Tv Gazeta, postados aqui logo em seguida. Abraços.

======================================================
DEU NA REVISTA IMPRENSA

“Foram 9 anos excelentes”, diz Bob Fernandes ao comentar o fim do Terra Magazine

Christh Lopes

O jornalista Bob Fernandes não faz mais parte da equipe de blogueiros do portal de notícias Terra. Após nove anos escrevendo para um blog hospedado no site, o comentarista de política deixará de publicar os relatos e análises que fazia a respeito da agenda pública brasileira.

Crédito:Divulgação
Bob Fernandes deixa o portal Terra após nove anos de parceria

Com o fim do acordo, revisto no início do ano, ambas as partes destacaram os mais variados aspectos positivos da parceria. “Foram nove anos excelentes, excepcionais, com um tratamento que foi extremamente respeitoso, amigável e profissional de parte a parte”, afirma Bob Fernandes à IMPRENSA.

De acordo com Terra, como editor-chefe do Terra Magazine, Fernandes participou das principais coberturas do veículo digital, como as eleições presidenciais, os Mundiais e duas edições dos Jogos Olímpicos. Foi pela plataforma digital que deu início a um projeto com foco no jornalismo investigativo aprofundado, complementado com os comentários e a antecipação de tendências dos mais diversificados assuntos.

“É inegável a contribuição do Bob para a construção do que somos hoje como plataforma de conteúdo. Seu know-how fez com que evoluíssemos para tornar o Terra mais opinativo e livre para explorar novos formatos jornalísticos para nossa audiência”, comenta Hélio Gomes, diretor de conteúdo do portal.

Fruto deste trabalho, dois blogs da ferramenta devem continuar funcionando: o Blog da Amazônia, de autoria de Altino Machado, e o Blog do Boleiro, assinado pelo jornalista esportivo Luciano Borges. Em comunicado em seu perfil oficial no Facebook, o jornalista afirma estar agradecido pela oportunidade e pelo apoio cedido pelo Terra no sucesso da empreitada.

Novos rumos

Segundo Fernandes, o acordo entre ele e o portal Terra é que a página ficaria no ar até o fim das Olimpíadas de Londres em 2012. Porém, “decidimos de comum acordo ampliar por mais dois anos”. No início deste ano, ambas as partes resolveram que a ferramenta se encerraria após as eleições deste ano.

“A renovação é fundamental, vital na vida de todos nós”, disse ele no Facebook. À IMPRENSA, ele destacou o período de aprendizado durante o trabalho desenvolvido para a plataforma digital. Em um dado momento, o Terra Magazine chegou a ter uma edição internacional para a América Latina.

“Foram 9 anos excepcionais do ponto de vista profissional. Fizemos grandes coberturas, tanto é que a equipe do Terra Magazine chegou a ter quarenta colaboradores só no Brasil e a fazer o Terra Magazine latino-americano por mais de dois anos em 17 países. Acho que é a única experiência do gênero na internet na América Latina”, afirma o jornalista.

Sobre o futuro, o jornalista faz mistério e diz apenas que “as fundações já estão prontas”, mas que no momento certo ele e seus companheiros devem anunciar a nova iniciativa.

* Com supervisão de Vanessa Gonçalves

Be Sociable, Share!

Comentários

Edson Reis on 5 novembro, 2014 at 21:37 #

Parabéns ao comentário


Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos