nov
05

==============================================================

COM INFORMAÇÕES DO CORREIO BRAZILIENSE E DA TRIBUNA DA BAHIA

O presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), Carlos Gilberto Farias, morreu nesta quarta-feira em São Paulo. Irmão de Paulo César Farias, tesoureiro da campanha de Fernando Collor à Presidência em 1989, o dirigente lutava contra um câncer e estava internado no Hospital Sírio-Libanês.

Gilberto Farias era diretor da Agrovale e atuava no ramo de produção de açúcar, etanol e bioenergia no Vale do São Francisco, em Juazeiro. A previsão é de que ele seja cremado em Salvador nesta quinta-feira. O governador em exercício da Bahia, Otto Alencar, publicou nota elogiando a capacidade empresarial do dirigente da Fieb. “A Bahia perde um grande empresário que por sua capacidade e compromisso foi eleito para assumir, neste ano, a Fieb, entidade que representa a indústria baiana.

Ele havia se submetido a uma cirurgia reparadora no quadril e adquiriu um quadro de infecção, detectado durante o processo de alta médica.

Farias vinha respondendo bem ao tratamento, apresentando situação estável e em evolução, segundo a equipe médica que o acompanhava.

O empresário Carlos Gilberto Farias, de 67 anos, assumiu a presidência da Federação das Indústrias do Estado da Bahia em abril deste ano, para o período 2014-2017, em substituição a José de Freitas Mascarenhas.

Gilberto Farias era diretor da Agrovale, empresa produtora de açúcar, etanol e bioenergia situada na região do Vale do São Francisco, em Juazeiro.

A FIEB é uma das 27 Federações que fazem parte do Sistema Indústria, coordenado pela Confederação Nacional da Indústria – CNI, instituição máxima de organização do setor industrial brasileiro.

O 1º vice-presidente, Antonio Ricardo Alban, está respondendo pelo Sistema FIEB.

O governador Jaques Wagner disse que “Gilberto Farias procurou trazer dinamismo à instituição, buscando maior valorização para os pequenos e médios empresários da capital e do interior do estado”.

O governador destacou ainda o seu empenho na articulação com o Governo do Estado e entidades empresariais visando a atração de novos investimentos e a interiorização das indústrias, para a o fortalecimento do setor na Bahia.

“Ele vinha cumprindo todos os compromissos assumidos durante a sua posse na Fieb e dando contribuições significativas para alavancar o desenvolvimento industrial”, disse o governador.

O governador em exercício, Otto Alencar, lamentou a morte de Carlos Gilberto Farias. “A Bahia perde um grande empresário que por sua capacidade e compromisso foi eleito para assumir, neste ano, a FIEB, entidade que representa a indústria baiana. Manifesto o mais profundo pesar e solidariedade aos membros da família, amigos e aos integrantes da Fieb”, disse o governador.

O governador eleito, Rui Costa, também falou sobre a morte de Gilberto Farias: “É com pesar que recebemos a notícia do falecimento do empresário e presidente da Federação das Indústrias da Bahia (Fieb), Carlos Gilberto Farias. Aos familiares, nossos sinceros sentimentos e a certeza de que Deus dará forças para superar esse momento”, disse Rui Costa.

Em nota, o prefeito de Salvador, ACM Neto, também lamentou a morte do presidente da FIEB. “Líder empresarial, Carlos Gilberto Farias contribuiu muito para o desenvolvimento da Bahia, não apenas pela geração de empregos, mas, principalmente, por se dedicar anos e anos à integração entre as micro, pequenas, médias e grandes empresas”, afirmou o prefeito.

ACM Neto disse, ainda, que Carlos Gilberto Farias, apesar de ter permanecido pouco mais de seis meses à frente da Federação das Indústrias, deu início à consolidação do programa de interiorização do Sistema Fieb, além do trabalho dedicado à atração de novas indústrias.

“Aos familiares do presidente e todos os funcionários do Sistema Fieb, os meus sentimentos pela morte de Gilberto Farias. Um líder empresarial cuja perda, sem dúvida, será muito sentida e deixará uma grande lacuna”, concluiu o prefeito.

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos