out
29
Postado em 29-10-2014
Arquivado em (Artigos) por vitor em 29-10-2014 22:36

"Meninos Soltando Papagaios" (1947), de Portinari


A FELICIDADE MORA AQUI


Uma placa, onde está escrito não retire as plantas, fincada em um canteiro de flores de um hospital de nível da capital do berimbau, e uma arraia, desmaiando em fundo azul na direção das árvores da área de lazer que divide a Avenida Centenário em duas pistas, chamaram-me a atenção na tarde de hoje, dia da viagem da Turma do BP, ícone do espaço das redes sociais da Cidade da Bahia, ao Chile.

Mais que os dizeres civilizados, dirigidos aos incivilizados, na placa do hospital, fiquei com o desmaio da arraia na cabeça e crianças gritando e correndo para ver quem iria conseguir salvar o brinquedo. A cena levou-me a imaginar que a Bahia sorri, ainda, muito, apesar de tanta violência a castigar-lhe a face e o coração.

O ventão brincalhão, resultado do encontro do vento que sopra do mar com o vento que vem das bandas das Sete Portas e do Dique do Tororó, assoviava e brincava de redemoinho. De olho na meninada, que corria, livre, leve e solta, para disputar a arraia desmaiada, após um golpe aéreo de alguma inimiga temperada com vidro picado, senti o Brasil sorrir ali. Ou melhor, a Bahia que vai dar certo, como todo o Nordeste, gargalhar.

E de olho no sinal, que estava para fechar, após participar, como observador, daquele  exercício de alegria, daquele  instante mágico, de felicidade presente, em final de tarde calmo, lembrei-me de sugerir ao prefeito ACM Neto.  Caro prefeito, por favor, mande confeccionar, urgentemente, placas e mais placas, para serem colocadas em toda a nossa cidade, incluindo o subúrbio, com os seguintes dizeres: “Motoristas, cuidado, crianças brincando para o bem do Brasil!”

Gilson Nogueira

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos