out
20

======================================================

DEU NO PORTAL EUROPEU TSF

A moto Harley-Davidson conduzida por Peter Fonda no filme «Easy Rider», de 1969, foi vendida num leilão por 1,35 milhões de dólares (cerca de 1,06 milhões de euros), na Califórnia, nos Estados Unidos, segundo os organizadores do evento. A identidade do comprador não foi revelada.

A moto, um modelo ‘chopper’ que recebeu o apelido de “Captain America”, tem no tanque da gasolina o desenho de uma bandeira norte-americana e foi concebida e construída por Cliff Vaughs e Ben Hardy, seguindo um esboço desenhado pelo ator Peter Fonda.

A moto tornou-se rapidamente num ícone quando da estreia do filme, em 1969, protagonizado pelos atores Peter Fonda e Dennis Hopper no papel de dois aventureiros numa viagem à descoberta da América.

Para o filme foram construídos dois exemplares iguais para evitar que a rodagem fosse interrompida devido a algum acidente. Segundo informações divulgadas pela casa leiloeira, a moto vendida no sábado foi a moto utilizada na cena final do filme, em que a moto fica destruida num acidente, e a única ainda existente.

A autenticidade da moto foi, no entanto, posta em causa por um fã do Texas. Gordon Granger veio a público dizer que é proprietário da chopper que foi de fato usada no filme e que tem um certificado de autenticidade a prová-lo de Dan Haggerty, o restaurador da moto.

Haggerty, que também participou no filme, admitiu ter autenticado as duas motos construidas para o filme mas depois, em declarações à imprensa, afirmou que única moto legítima é a que foi leiloada sábado à noite.

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos