================================================================

DEU NO JORNAL ESPANHOL EL PAIS (EDIÇÃO DO BRASIL)

O Brasil está dividido entre Aécio Neves e Dilma Rousseff. Com praticamente os mesmos números, pesquisas de intenção de voto Datafolha e Ibope divulgadas nesta quarta-feira mostram um empate técnico entre os candidatos tucano e petista no segundo turno da eleição à presidência da República. Segundos os dois levantamentos, que têm margem de erro de dois pontos para mais ou para menos, Aécio Neves tem 51% dos votos válidos, enquanto Dilma aparece com 49%. Os números apontam para um equilíbrio ainda não visto em disputas presidenciais desde a redemocratização.

Na última eleição, em 2010, Dilma se elegeu presidente com 56,05% dos votos válidos, uma margem confortável à frente do então adversário de segundo turno José Serra, que ficou com 43,95%. Quatro anos antes, em 2006, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva conseguiu se reeleger com uma folga ainda maior: o petista obteve 60,83% dos votos contra 39,17% do hoje governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSDB). Na primeira eleição vencida por Lula, em 2002, a vitória foi ainda mais tranquila: 61,3% contra 38,7% de José Serra. Antes disso, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso levou a disputa com Lula ainda no primeiro turno, em 1994, com 54,28% dos votos, e em 1998, com 53,06%, e o hoje senador Fernando Collor de Mello (PTB) bateu o mesmo Lula no segundo turno, em 1989, com 53,03%.

Se as pesquisas deste ano estiverem corretas, a contagem de votos do próximo dia 26 vai ser a mais emocionante em décadas. Nesta corrida presidencial, tanto o Ibope quanto o Datafolha mostram que, em votos totais, Aécio e Dilma perderam um ponto cada um desde as últimas pesquisas, divulgadas no último dia 9, e aparecem respectivamente com 45% e 43% das intenções de voto. Na pesquisa Datafolha, esses dois pontos percentuais que os candidatos perderam se transformaram em votos nulos ou brancos, que somam 6% agora. Já no levantamento do Ibope, metade dos eleitores que teriam mudado o voto decidiu votar nulo ou branco, elevando o percentual a 7%, e a outra metade passou a se considerar indecisa.

Rejeição

Na pequisa Datafolha, apesar de a taxa de convicção dos eleitores de Dilma e Aécio ser a mesma (42% afirmam que votarão com certeza na petista e o mesmo percentual diz votar certamente no tucano), o percentual de eleitores que ‘talvez’ vote em Aécio caiu de 22% para 18%, enquanto o possível voto em Dilma teve um pequeno aumento de 14% para 15%. A rejeição de Aécio também aumentou, de 34% para 38%, enquanto a de Dilma caiu de 43% para 42%.

A pesquisa Datafolha ouviu 9.081 eleitores em 366 municípios nestas terça e quarta-feira, e seu nível de confiança é de 95%. O registro do levantamento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é BR-01098/2014. Já o levantamento do Ibope ouviu 3.010 eleitores em 204 municípios entre o último domingo, 12, e a terça-feira 14. O nível de confiança da pesquisa também é de 95%. A pesquisa foi registrada no TSE sob o protocolo BR-01097/014.

Be Sociable, Share!

Comentários

rosane Santana on 16 outubro, 2014 at 8:15 #

Se analisada com atenção, a pesquisa mostra Aecio em queda. Aumentou em quatro pontos a sua rejeição, de 34 para 38 por cento, enquanto o potencial de eleitores dispostos a votar nele foi reduzido de 22 por cento para 18 por cento. Em minha opinião, o PSDB erra mais uma vez no marketing. Aliás, isso não e’ novo. O partido que fez o Plano Real e criou os programas de transferência de renda no Brasil, como provam documentos fartamente distribuídos esta semana nas redes sociais, nunca soube faturar isso. Patinhas, mais uma vez, mostra que em matéria de marketing político eleitoral e’ um dos maiores do mundo. O editor chefe deste blog sabe que, deste o primeiro dia do programa eleitoral deste segundo turno, em conversa pelo telefone, comentei que com aquele marketing Aecio não chegaria aa presidência. E’ preciso se dar conta de que, numa sociedade de massas, sem um marketing eleitoral competente, ninguém se ele coisa nenhuma. A conferir. O que acha Luis Augusto Gomes? Quero ler sua opinião sobre o assunto.


rosane Santana on 16 outubro, 2014 at 8:23 #

Paralelamente, melhorou a avaliação do governo Dilma e sua rejeição, embora quase no mesmo patamar, foi reduzida 1%, enquanto Aecio se aproxima deste último índice. Por acaso, alguém se lembra da eleição de 2010, quando Serra encostou em Filma (48 x45 para Dilma) com o caso Berenice na Casa Civil? Vejo algo semelhante hoje com o escândalo Petrobras, embora O PSDB esteja na frente. O PSDB tem que chamar rapidinho o Duda Mendonça, já que Guanaes não se mete mais nisso. O marketing de Aécio é ora prefeito do interior!


rosane Santana on 16 outubro, 2014 at 8:26 #

Melhor dizendo: a rejeição de Aécio se aproxima da rejeição de Dilma, agora 42%.


rosane Santana on 16 outubro, 2014 at 8:30 #

Observa-se que o marketing de Aécio não soube capitalizar NENHUM dos aipos obtidos pelo candidato, especialmente o da família Campos, que elegeu um desconhecido em Pernambuco e deu vitória espetacular a Marina no Estado. Patinha deve estar sorrindo, e com razão!


rosane Santana on 16 outubro, 2014 at 8:31 #

Correção: Patinhas ( João Santana Filho)


jader on 16 outubro, 2014 at 9:03 #

Já pensou , depois do debate onde os podres do playboy estão sendo colocados . O moço tem telhado de vidro : ainda vem mais por aí ( bater em namorada, drogas, etc).
Esta é a censura que queremos evitar !!
http://noticias.terra.com.br/eleicoes/aecio-neves/relatorio-citado-por-dilma-em-debate-some-de-site-do-tce-mg,efbf99efa6719410VgnVCM20000099cceb0aRCRD.html
https://www.youtube.com/watch?v=BixdPe_Jqxw
https://www.youtube.com/watch?v=A9LxCYAtyc0


jader on 16 outubro, 2014 at 16:44 #

A “transparência” de Aécio é como a “meritocracia” de seu nepotismo
http://tijolaco.com.br/blog/?p=22140


rosane Santana on 16 outubro, 2014 at 21:09 #

Agora há pouco, novo programa de Aécio acertou o tema, Petrobras, corrupção, mas empacotou mal, enquanto o de Dilma acertou os temas: conquistas sociais salário, casa própria etc e fez um pacote impecável.


CONCEIÇÃO APARECIDA FERNANDES ALMEIDA on 21 outubro, 2014 at 20:35 #

Dilma, quero a senhora como presidente por mais quatro anos. Nos debates tem se saído muito bem.


Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos