out
12
Postado em 12-10-2014
Arquivado em (Artigos) por vitor em 12-10-2014 00:17

=============================================================


=======================================================

DEU NO BLOG POR ESCRITO

OPINIÃO

LUIS AUGUSTO GOMES

A senadora Lídice da Mata (PSB), segundo se divulga, não ficará com Aécio Neves (PSDB) no segundo turno da eleição presidencial, o que é coerente, mas deverá apoiar Dilma Rousseff (PT), embora vá fazer oposição ao seu partido na Bahia.

Para isso, valer-se-á de uma interpretação ampliada das “especificidades regionais”, expressão sinônima, no caso, de “liberou geral”, que o partido tomou em caráter nacional, em razão de ter candidatos em dois Estados que disputam o segundo turno contra tucanos.

Não se sabe aonde poderá Lídice chegar com essa postura furta-cor, que rotula de “primeiro passo de uma terceira via”. O ex-ministro Geddel Vieira Lima, que era aliado de Dilma e de Wagner, tomou rasteira, quanto mais ela, se ficar “com um pé lá e outro cá”.

A opção pela prevalência de interesses imediatos sobre convicções levou a senadora à situação atual. Compelida a deixar seu campo histórico de atuação para manter-se dona de uma legenda, meteu-se, afinal, numa aventura.

É claro que não poderia imaginar o acontecimento que transformaria o quadro – a morte de Eduardo Campos –, o que não elimina o espaço para arrependimento. A questão é que ela não abandona a linha que adotou.

Não era preciso a senadora Lídice dizer que não se recomporá com o PT e não ocupará cargos no governo, porque é o PT que não se recomporá com ela, pelo menos por enquanto. Talvez mais tarde, com a atuação “independente” dos dois deputados do PSB na Assembleia, haja algum caminho de reaproximação.

Ainda sobre o apoio a Dilma, cabe aguardar como será, em caso de vitória de Aécio, o posicionamento de Lídice no Senado. Seu partido, tendo decidido votar nele, deverá integrar sua base parlamentar, e não há garantia de que as “especificidades regionais” continuem valendo até lá.

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos