Marina e Feldman:Marina em hora de decisão

==================================================================

DEU NO G1

O porta-voz da Rede Sustentabilidade, grupo político de Marina Silva, Walter Feldman, informou nesta quinta-feira (9) em Brasília que os conselheiros da ex-senadora se encontrarão nesta sexta (10) com o candidato do PSDB à Presidência, Aécio Neves, para apresentar propostas ao tucano.

Mais cedo, o candidato a vice na chapa de Marina, Beto Albuquerque (PSB-RS) já havia dito que o apoio da ex-senadora a Aecio depende do tucano acatar propostas que forem levadas a ele.

“Estamos marcando para amanhã [sexta, 10] um encontro com o Aécio para entregar a ele as propostas programáticas que foram decididas e consensuadas na reunião de ontem do elo nacional da Rede e estamos convidando os partidos [que compõem a coligação de Marina] para que nos acompanhem nessa entrega”, disse.

De acordo com Feldman, o encontro ocorrerá no Rio de Janeiro, pela manhã, e Marina Silva não deverá comparecer à reunião com Aécio Neves.

Em São Paulo, a assessoria de Marina reafirmou que ela vai esperar o posicionamento de Aécio para decidir sobre apoio. A assessoria também disse que, mesmo em caso de apoiar o candidato, ela não deve subir no palanque.

Principais pontos que serão apresentados
Entre os compromissos que o grupo considera “fundamentais” que sejam adotados pelo tucano está, segundo relatou o coordenador Pedro Ivo, reforma agrária, manutenção dos direitos dos trabalhadores, demarcações de terras indígenas e de unidades de conservação , adoção de uma política “progressista” em relação ao clima, escola em tempo integral, passe livre para estudantes e revisão do fator previdenciário.

O porta-voz da ex-senadora, Walter Feldman, disse que será uma “boa iniciativa” se Aécio se comprometer publicamente com essas bandeiras em forma de carta ou documento público. “Cartas redigidas que simbolizem contrato de trabalho do futuro governo serão extremamente positivas. O Brasil precisa resgatar a confiança nos políticos”, disse Feldman, um dos fundadores da Rede ao lado de Marina.

Posicionamento da coligação

A reunião na sede do PSB nesta manhã teve o objetivo de discutir com os partidos que compõe a coligação eventual apoio a Aécio Neves no segundo turno. Segundo Feldman, dos seis partidos da chapa (PSB, PPS, PHS, PPL, PRP e PSL), apenas o PPL declarou que não se posicionará no momento.

PPS e PSB já haviam manifestado adesão ao tucano nesta quarta-feira (8) e os demais partidos (PHS, PRP e PSL) “sinalizaram” apoio, o que deverá ser formalizado posteriormente, conforme o porta-voz.

“Nós nos mantemos unidos, embora com alguma diferença programática ou de posição, e achamos muito importante esse esforço de mantermos nossa unidade. Tão logo o candidato Aécio receba da Rede, com nossa presença, um documento, a nossa candidata Marina Silva então adotará sua posição pessoal”, afirmou.

Confira abaixo quais são os pontos que serão apresentados pela Rede ao candidato do PSDB à Presidência, Aécio Neves:

– Fim da reeleição, com mandato de cinco anos;
– Adoção de uma visão mais abrangente do desenvolvimento;
– Educação de qualidade;
– Introdução da sustentabilidade nas decisões sobre políticas públicas;
– Descarbonização da economia;
– Prioridade à economia sustentável;
– A sustentabilidade precisa estar presente no campo e na cidade;
– Fortalecimento da agricultura familiar;
– Proteger os nossos territórios, seus recursos naturais e suas populações;
– Garantia inegociável de todos os direitos humanos e expansão dos direitos sociais e dos trabalhadores, aumentando e qualificando os empregos;
– Movimentos sociais precisam ser ouvidos;
– Melhores serviços públicos;

– Mais recursos para a saúde;
– Garantir a segurança de todos.

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos