Força de Renata Campos na subida de Paulo Câmara

DEU NO UOL/FOLHA

Candidato do PSB ao governo de Pernambuco, Paulo Câmara subiu 18 pontos e tem 29% das intenções de voto, segundo pesquisa Ibope divulgada na noite desta terça-feira (26).

Armando Monteiro (PTB-PE) caiu cinco pontos em relação à pesquisa Ibope anterior, divulgada em 30 de julho, mas segue na dianteira com 38%.

O candidato José Gomes (PSOL) tem 1%, mesmo percentual de Jair Pedro (PSTU), Miguel Anacleto (PCB) e Pantaleão (PCO).

A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança da pesquisa, ou seja, a probabilidade de o resultado estar certo, é de 95%.

Foi a primeira pesquisa apurada e divulgada após o enterro do ex-governador Eduardo Campos, morto em um acidente aéreo no último dia 13, e com a propaganda eleitoral gratuita de rádio e TV no ar.

A morte de Campos foi explorada no primeiro dia de propaganda tanto por Monteiro como por Câmara, mas continua dominando a publicidade do candidato pessebista.

Na última pesquisa Ibope, divulgada em 30 de julho, Monteiro tinha 43% e Câmara, 11%. José Gomes tinha 2%, enquanto Jair Pedro (PSTU), Miguel Anacleto (PCB) e Pantaleão (PCO) tinham 1% cada um.

Votos brancos e nulos caíram de 19% para 13%. Os entrevistados que não sabem ou não souberam responder passaram de 22% para 16%.

Encomendada pela Rede Globo, a pesquisa foi realizada entre os dias 23 e 25 de agosto. Foram ouvidos 1.512 eleitores em 69 municípios do Estado.

A pesquisa está registrada no TRE-PE (Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco) sob o número 00019/2014 e no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número BR00424/2014.

REJEIÇÃO

A pesquisa encomendada pela Rede Globo mediu também a rejeição aos candidatos.

De acordo com o Ibope, 33% não votariam em Zé Gomes (antes eram 24%), 32% não votariam em Pantaleão (antes, 26%), 24% não votariam em Jair Pedro (antes, 21%) e 23% não votariam em Miguel Anacleto (antes, 19%).

A rejeição a Paulo Câmara oscilou de 20% em julho para 19% agora. A rejeição a Armando Monteiro Neto oscilou de 14% para 17%.

Os que disseram poder votar em todos são 12%, ante 15% da última pesquisa. Não souberam ou não responderam passou de 35% para 27%.

SENADO

A disputa pelo Senado permanece liderada por João Paulo (PT). Ele tinha 37% das intenções de voto em julho e agora tem 35%.

Fernando Bezerra (PSB), que no último levantamento feito pelo Ibope tinha 16%, agora tem 22%.

Simone Fontana (PSTU) tem 2% (na anterior, tinha 3%), enquanto Albanise Pires (PSOL) e Oxis (PCB) têm 1%, cada. Brancos e nulos são 15%. Não sabe ou não respondeu, 24%.

JOÃO LYRA NETO

A pesquisa também avaliou o desempenho do governador João Lyra Neto (PSB), que assumiu o governo de Pernambuco no dia 4 de abril, com a renúncia de Eduardo Campos para disputar a Presidência da República.

Segundo o levantamento, o percentual de entrevistados que consideram a administração de Lyra Neto ótima oscilou de 3% para 5%.

Os que avaliam como boa foram de 19% para 26%. Para 34% dos entrevistados, a gestão do pessebista é regular. Antes eram 40%.

Os que disseram que a gestão é ruim somam 4% (ante 7% na pesquisa anterior), e os que avaliam como péssima, 6% (ante 9%). O percentual de entrevistados que não souberam ou não responderam é de 25%. Antes eram 22%.

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos